Na noite de 30/05, quarta-feira, dei uma palestra aos alunos do grupo de estudo de banco de dados da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), sobre: O Mercado de Trabalho de DBA’s e Certificação em Banco de Dados aqui em Florianópolis/Grande Florianópolis. A palestra foi bem interessante, pois além de ser a minha primeira, toquei em alguns pontos bem interessantes, no meu ponto de vista.

A ideia da palestra era discutir com os alunos e mestrandos, por isso existe um monte de perguntas na apresentação abaixo:

Vou tocar aqui em alguns pontos que acho mais importante.

Tipos de DBA’s:

Iniciei mostrando um pouco sobre a minha visão de alguns tipos de funções em Banco de Dados:

– Analista Administrador de Dados (AD) são os que conhecem muito bem o modelo de dados (em alguns casos são os próprios que modelam), conhecem as informações que estão contidas nele e trabalham com ETL e BI por conhecer bem essas informações e o negócio dos clientes;
– Analista/Desenvolvedor de Banco de Dados quem analisa junto as outras áreas de projeto e desenvolve em ‘baixo nível’ (como: PL/SQL Oracle, T-SQL SQL Server e Sybase e o SQL PL ou PL/SQL IBM DB2), também executam modelagem do banco de dados e eventualmente atuam como DBA Administrador e DBA de Projeto.
– DBA Administrador que trabalha quase exclusivo com o planejamento de Hardware e Infra (em alguns casos participa sim), Backup e Restore (sim, é necessário um planejamento para executar o Restore), o monitoramento do SGBD e além da instalação e configuração.
– DBA de Projeto acredito que seja mais focado na modelagem, manutenção desse modelo, auxiliar a equipe de desenvolvimento nos SQL, Procedures e Functions, controle de bancos internos de desenvolvimento e homologação, algumas vezes planejamento de hardware e backup da app e eventualmente instala e configura o SGBD.

Sobre o Mercado em Florianópolis e Região:

Hoje temos um grande número de empresas em Florianópolis, desde Startups, Pequenas, Médias e Grandes empresas que teriam a necessidade de ter a função de DBA. Acredito que em muitos casos (principalmente as Startups e Pequenas empresas) não busquem esse profissional por pensar sempre que possui um custo muito elevado e não estará para sempre ocupado 100% do tempo. Mas imaginem se as empresas contratassem um DBA terceirizado dividindo ele entre elas (umas 5 ou 10 empresas), certamente estará ocupado 100% do tempo ou mais (muito provavelmente ehehehe) e se todos pudessem pagar entre R$500,00 e R$1000,00 reais (dependendo dos tipos de serviços e tempo alocado) teriam um profissional a disposição conseguindo assim criar um bom modelo de dados, instalar e configurar o SGBD para que garanta o desenvolvimento e homologação. Acredito ainda que também poderia vender (o DBA) como serviço agregado aos produtos, planejando e validando (Restore) os backups, executando manutenção e ações preventivas nos SGBDs, e realmente cuidar do ‘local’ aonde o cliente terá sua informação, talvez o que possui de mais importante na sua instituição.

Mostrei algumas empresas de Florianópolis que tem cargo de DBA (baseado no LinkedIn buscando por DBA) e uma pesquisa aonde mostra o salário médio retirado do site Profissionais TI (link no final da apresentação), também mostrei um pouco de informação da cidade de Blumenau-SC, aonde me parece que a cultura de ter DBA e a importância deste profissional é muito maior que em Florianópolis, apesar de não estar na apresentação acho que vale a pena lembrar de Joinville nesse quesito também.

Outro ponto que foi abordado são as vagas escassas para DBA Jr (aliás, não me lembro de ter visto ofertas nesse sentido em Florianópolis, vi uma sim em Blumenau), função a qual iniciaria um novo DBA no mercado (em geral), com isso aumentando o numero de profissionais o que pode ser muito bom para uns (empresários) e ‘ruim’ para outros (concorrentes), mas será? Aqui deixo minha opinião que não seria ruim ter concorrentes não.
De qualquer forma uma das maneiras que vejo mais ‘fácil’ de entrar nesse mercado de DBA aqui é iniciar como Analista/Desenvolvedor de Banco de Dados (se alguém tiver interesse conheço empresa daqui buscando profissionais) com isso da uma proximidade maior as vagas de DBA que possam surgir (Administradores ou de Projeto).

Comentei do mercado de DBA no Brasil, especificamente de uma reportagem da INFO que saiu na semana anterior da apresentação, aonde comentam que faltam DBA’s qualificados no mercado de trabalho, essa qualificação é buscada em profissionais graduados com muita experiência, principalmente para grandes instituições. Os maiores mercados de trabalho para DBA hoje, acredito, que sejam São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP região, Porto Alegre-RS, claro que existem algumas outras como Curitiba-PR e o Nordeste que vem crescendo em número de vagas.

Para quem quer ter uma noção do mercado (escrito em 2010) tem um Post do Amigo Leonardo Martins (aqui) no Profissionais TI bem interessante, parece bem atual ainda.

Certificação:

É fácil obter? Quais as vantagens, por que ter? Qual o diferencial? Somente por criar esse blog acredito na importância da mesma, mas analisando o nosso mercado uma certificação agrega em salário e vendo que muitas empresas disputam licitações, em muitos casos auxiliam a empresa nesse sentido, por isso para alguns é importante ter, mas com certeza aqui ainda não é uma obrigação ser certificado, com a experiência já consegue entrar em algumas empresas, mas acredito que com o tempo (em breve?) isso deve começar a mudar um pouco, espero que com isso os salários também mudem para melhor. Eu analiso nesse momento alguns profissionais que convivo que para conseguir um salário maior, certamente somente certificado.

Falando um pouco sobre certificação Oracle, se tiver somente a certificação sem experiência e for OCA acho que é um grande candidato a ser um DBA Jr, caso tenha OCP e já tenha certa experiência candidato a DBA Pleno, e para ser um DBA Sênior com certeza aqui a experiência aliada a certificações OCE ou OCS irão fazer a diferença.

Sobre a palestra a intenção da mesma era realmente levar um pouco da minha visão e experiência profissional aos alunos.

Links:
Profissionais TI: Valores mercado de trabalho.

Att,
capin