Visão dos Dados

Segundo Silberschatz (2006), um dos maiores benefícios de um banco de dados é proporcionar ao usuário uma visão abstrata dos dados. Isto é, o sistema acaba por ocultar determinados detalhes sobre a forma de armazenamento e manutenção desses dados.

Abstração de Dados

Um SGBD precisa ser eficiente na recuperação desses dados, como temos vários níveis de usuários é necessário fornecer uma representação conceitual dos dados em níveis, os níveis de abstração têm como função, inclusive, ocultar a complexidade e simplificar o processo de interação com os usuários. Sob esse ponto de vista, podemos classificar a abstração em três níveis (Silberschatz, 2006).

Nível Físico:

é o nível de abstração mais baixo e descreve como os dados são realmente estão armazenados no banco de dados.

Nível Lógico:

é nível de abstração intermediário, que descreve que os dados estão armazenados no banco de dados e quais são as relações existentes entre eles. Nesse nível apesar de termos um número relativamente pequeno de estruturas simples, o nível físico pode ser de grande complexidade. Esse nível é muito utilizado pelos administradores de banco de dados para organizar os banco de dados.

Nível de Visão:

é o nível de abstração mais alto, que descreve a parte do banco de dados de maior interesse para o usuário final. Nesse momento cada um dos usuários que acessam informações no banco de dados buscam somente o que lhe é necessário, sem precisar saber de todo o restante do banco de dados e suas complexidades.

Múltiplas Visões de Dados

Acima temos um exemplo que também compreende as múltiplas visões de dados, pois uma vez que um banco de dados deve permitir o acesso de diversos tipos de usuários a todo o seu conteúdo, é possível imaginar que cada usuário, ou grupo, tenham suas necessidades mais específicas. Sendo assim, é necessário que cada conjunto de usuário tenha a possibilidade de ter visões diferentes da base de dados e também nesse ponto assegurar privilégios de acessos a essas visões.

A definição de visão é como um subconjunto de uma base de dados, formando desse modo, um conjunto virtual de informações (Silberschatz, 2006).

Dentro de um banco de dados podemos ter instâncias e esquemas, a instância do banco de dados é um conjunto de informações que o banco de dados possui em um determinado período do tempo, o esquema é praticamente o projeto em geral do banco de dados que após ser definido pouco pode mudar.

Att,
capin