Transações

Sempre que falamos em transação de um banco de dados, estamos falando de quatro propriedades que acontecem, baixo nível, para os usuários é somente uma ação.

Estamos falando de ACID: Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.

Atomicidade:

Para que uma transação seja efetivada todas as ações devem ser realizadas para serem persistidas (commit), caso alguma delas falhe toda a transação é desfeita (rollback).

Consistência:

Para manter a consistência de um banco de dados, todas as regras estabelecidas devem ser obedecidas, chaves primárias, chaves estrangeiras, checagem de valores limitados etc.

Isolamento:

Cada transação funciona independente das outras que estão ocorrendo simultaneamente, dentro de cada transação podem ser realizadas uma ou mais operações. Essas operações não influenciam entre elas, isso é um mecanismo de controle do próprio banco de dados e como não influenciam também não podem ver o que as outras estão executando.

Durabilidade:

O que uma transação executar e realizar confirmação, somente uma nova transação pode desfazer essa alteração.

Geralmente os SGBD são transacionais, são capazes de manter a integridade dos dados e elas nunca finalizam em um estado intermediário, ou são executadas até o final com sucesso ou desfeitas por alguma falha. Em um sistema ideal as transações deveriam garantir todas as propriedades citadas acima, ACID.

Att,
capin