Modelo de Dados (Visão Geral)
É um conjunto de ferramentas usadas para descrever os dados, realizar o relacionamento entre os dados, a semântica dos dados e regras de consistência.
Os modelos de dados são definidos em três grupos: Modelos Lógicos com Base em Objetos, Modelos Lógicos com Base em Registros e modelos físicos.
Dentro desses três grupos temos alguns modelos que podem ser utilizados, como o Modelo Entidade-Relacionamento, Modelo Orientado a Objetos, Modelo Relacional, Modelo em Rede, Modelo Hierárquico.
O Modelo de dados mais utilizado é o Modelo Entidade-Relacionamento (ER) que tem como base a percepção do mundo real como um conjunto de objetos básicos, chamados de entidades, e de relacionamento entre eles (Silberschatz, 2006). Os objetos possuem seus atributos, valores que definem esse objeto, o que ele vai conter de informação relevante, pode estar ligado a um ou mais objetos através dos relacionamentos que possuem regras que precisam ser respeitadas, uma importante regra é o mapeamento das cardinalidades.
Terminologias do Modelo ER
Na terminologia do modelo relacional temos:
- cada tabela é chamada de relação;
- cada linha de uma tabela é chamada de tupla;
- cada coluna é denominada atributo;
- o tipo de dado que descreve cada coluna é chamado de domínio;
- o grau da relação é o número do atributos da relação.
Cardinalidade:
- Um para um (1:1);
- Um para vários (1:N);
- Vários para vários (M:N).
Restrições de Integridade:
- restrições de chave, de entidade (valores NULL) e referencial;
Att,
capin