Transações
Sempre que falamos em transação de um banco de dados, estamos falando de quatro propriedades que acontecem, baixo nível, para os usuários é somente uma ação.
Estamos falando de ACID: Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade.
Atomicidade:
Para que uma transação seja efetivada todas as ações devem ser realizadas para serem persistidas (commit), caso alguma delas falhe toda a transação é desfeita (rollback).
Consistência:
Para manter a consistência de um banco de dados, todas as regras estabelecidas devem ser obedecidas, chaves primárias, chaves estrangeiras, checagem de valores limitados etc.
Isolamento:
Cada transação funciona independente das outras que estão ocorrendo simultaneamente, dentro de cada transação podem ser realizadas uma ou mais operações. Essas operações não influenciam entre elas, isso é um mecanismo de controle do próprio banco de dados e como não influenciam também não podem ver o que as outras estão executando.
Durabilidade:
O que uma transação executar e realizar confirmação, somente uma nova transação pode desfazer essa alteração.
Geralmente os SGBD são transacionais, são capazes de manter a integridade dos dados e elas nunca finalizam em um estado intermediário, ou são executadas até o final com sucesso ou desfeitas por alguma falha. Em um sistema ideal as transações deveriam garantir todas as propriedades citadas acima, ACID.
Att,
capin
Trackbacks / Pingbacks