IMG_3042

TDC – The Developer’s Conference 2016 em Florianópolis-SC

Encerrou no ultimo sábado o TDC Floripa 2016 presenciei uma organização totalmente empenhado pelo melhor sendo assim foi um grande evento para quase 4 mil pessoas em 4 dias, um sucesso.

Bem fiz a minha primeira participação, assisti as trilhas de Bigdata e NoSQL, muitos cases interessantes e muita informação consistente.

Algumas mostraram o quão necessário é conhecer o problema que queremos resolver, a solução do problema pode variar muito as tecnologias envolvidas.

Um aprendizado sensacional que irei repetir com certeza.

Foi a primeira vez fiz uma palestra para tamanha plateia, havia uma grande expectativa, pois um DBA no ‘ninho’ de Developers Java poderia ser algo ‘imaginável’ porém foi muito bem recebida e vários feedbacks interessantes de alguns amigos.

Ao iniciar a palestra fui qualificar o ‘meu’ publico e para minha grata surpresa não era tanta gente jovem que não tinha muita noção do que eu estava falando, muitos tão ou mais experientes que eu e percebi que seria maior ainda o meu desafio. Achei que não sairia vivo de lá! Eheheheheheh

Os pontos marcantes foram:

  • Quando percebi várias cabeças concordando com os pontos da apresentação;
  • Quando entrei no mérito do quão importante é a parceria entre Developer (Arquiteto/Projetista) e DBA e muitos concordaram;
  • E para finalizar, o momento mais importante, foi quando comentei da importância de analisar como os frameworks estão enviando as consultas SQL ao Banco de Dados, se somente essa mensagem ficar já me dou por satisfeito.

Quem quiser saber um pouco mais do evento pode acessar aqui.

Ainda irá ocorrer esse ano ainda em São Paulo e Porto Alegre.

Quem quiser ver a apresentação só clicar aqui.

Obrigado pela atenção.

capin