Geralmente entrevistamos DBA’s renomados aqui no Certificação BD. Hoje temos aqui um grande especialista que já subiu mais degraus – ele já foi DBA, foi instrutor oficial da Oracle e agora é Gerente de Contas, coordenando inclusive cerca de 8 DBA’s. Vamos ver um pouco do ponto de vista deste perfil, afinal ele é “o cara” que seleciona um DBA na hora da contratação na empresa em que atua.
Sobre: Gediel Luchetta trabalha com Oracle desde 1995. Começou como desenvolvedor forms/reports, DBA Oracle, tem certificações OCP MySQL, OCP Oracle, instrutor oficial Oracle, é graduado em computação pela UNOESC, com MBA em GP pela FGV e PMP, Certificado Cobit 4.1 e atualmente atua como Account Manager na “ilegra – pense além”.
1) Gediel, nesse espaço você pode se apresentar aos nossos leitores. Quem é o Gediel? Qual seu cargo, suas principais funções na Ilegra? Qual sua trajetória para chegar até onde está hoje? Quais seus hobbies? Torce pra que time?
Buenas… Atualmente trabalho como gerente de contas, na ilegra (www.ilegra.com), uma empresa de consultoria de TI. Resumidamente falando, minha principal função é entregar o que foi vendido, mantendo o projeto rentável e o cliente satisfeito. 🙂
Além disso, também faço parte do conselho de administração da empresa.
Minha trajetória partiu da área técnica, dentro da qual trabalhei por cerca de 13 anos, depois disso, a título de desafio, comecei a “pender” mais pro lado humano e de gestão, o que me fascinou ainda mais e onde pretendo investir de agora em diante. No momento acredito que estou em uma função onde consigo aproveitar bem esses dois lados.
Fora do trabalho, o que mais curto é aproveitar os momentos com minha família (meus dois filhos (uma menina de 10 anos e um guri de 2) e minha esposa) e praticar judô e corrida, além disso, gosto muito de ir no estádio ver o tricolor dos pampas. 🙂
2) Qual a melhor porta de entrada para quem quer trabalhar com banco de dados? Quais os valores indispensáveis no momento de contratar um profissional, seja ele certificado ou não?
Normalmente a carreira não começa diretamente pela área de banco de dados, o que vemos é que as pessoas que trabalham com banco de dados vem da área de desenvolvimento de sistemas ou da área de infraestrutura (Storage, Redes, S.O, etc…).
Tendo interesse, a pessoa precisa estudar bastante, porque banco de dados é uma área que envolve muitos conceitos. Além disso, não é raro os casos onde a pessoa precisa dar um passo atrás na questão salarial, admitir entrar em uma vaga de administrador de BD Junior para depois começar a crescer novamente.
Um bom profissional de banco de dados precisa gostar de estudar, se aprofundar em conceitos, ser organizado e ter um ótimo senso de urgência e priorização. 🙂
A certificação é um ótimo indicador na hora de contratar, porque te ajuda a levar os concorrentes a vaga, os quais você não conhece, para uma mesma base comparativa.
3) Do ponto de vista da empresa, a certificação é um diferencial na hora de contratar? Chega a ser um pré-requisito?
A certificação ajuda muito, porque de uma maneira ou outra a pessoa precisou estudar para atingi-la, porém o que vemos na prática, é que alguns profissionais aproveitam melhor que outros as provas, ou seja, estudam e realmente entendem os conceitos envolvidos e não somente decoram as questões dos simulados.
Apenas nas situações mais críticas do trabalho de um DBA você conseguirá ver a firmeza conceitual de cada um e quanto mais firme essa parte, mais eficaz e eficiente serão as soluções dadas por esse profissional.
De modo geral, eu gostaria que as certificações cobrassem mais conceitos, por causa disso, aqui na nossa empresa temos uma prova técnica especifica para vagas de DBA, nessa prova cobramos situações reais onde o conceito é mais importante do que o comando ou a ferramenta (coisas que acha no google 🙂 ).
4) Qual profissional você daria preferência em uma contratação: um profissional com certificação ou um profissional com pós-graduação? Qual o perfil e qualificação de profissional que falta ao mercado nos dias de hoje?
Depende muito do tipo da vaga, se a exigência for algo mais técnico a certificação conta mais do que uma pós-graduação, porém, se a vaga exige mais habilidades de comunicação e coordenação, uma pós-graduação normalmente é mais valorizada.
O perfil de profissionais que mais sentimos falta é aquele profissional Sênior, que consiga ter visão de negócio e não somente uma visão tecnológica, por exemplo, que consiga propor melhores soluções levando também em consideração critérios financeiros e não somente a melhor solução tecnológica.
5) Deixe seu conselho aos novos profissionais – graduandos ou recém-formados – que pretendem seguir carreira de DBA, principalmente aos que desejam se tornar profissionais certificados.
Busquem as certificações mas com o objetivo de aprender ou reforçar seus conceitos não somente de conseguir um novo selo e entendam que a tecnologia no final das contas só existe para ajudar a vida das pessoas, ou seja, as pessoas continuam sendo a coisa mais importante 🙂
Certificações do entrevistado:
Oracle Database 10g Administrator Certified Professional
MySQL 5 Certified Professional
Project Management Professional PMP®
COBIT Foundation Certified
Links:
Perfil Linkedin
Equipe CertificaçãoBD!
Muitos profissionais que conheço comentam que é poucos são os DBAs que atuam com visão de negócio.
Ótimo post.
Parabéns!
Porém é uma realidade que de pouco a pouco vai mudando…
Parabéns. Muito Bom…
Excelente entrevista! Concordo com cada vírgula 🙂