O exame 70-461 é o primeiro degrau para aqueles que desejam obter a certificação MCSA – Microsof Certified Solutions Associate. A prova foca exclusivamente o Transact SQL (T-SQL) e, quando comparada com os exames que vêm na sequência (70-462, 463, etc), o escopo a ser estudado é menor e mais fácil. Tecnicamente essa é a prova básica da carreira – verdade seja dita: é possível existir um DBA SQL que não domine T-SQL? Foi com as expectativas de “básica” e “fácil” que fiz a versão beta da prova, no primeiro trimestre deste ano. Tive uma grata surpresa: a prova não era tão simples; as questões estavam bem elaboradas, exigindo o domínio do T-SQL, bem como raciocínio (não dá apenas pra ser “decoreba”). Assim, quero deixar algumas sugestões para você levar em consideração durante a sua preparação para esse exame:

1) Não subestime a prova. Pelo contrário, estude com afinco;

2) Prepare-se para alguma pegadinhas. Você sabe a diferença entre UDT e UDDT? Pessoalmente não acho que decorar letrinhas irá tornar um profissional melhor, mas, pensando na prova, recomendo: domine os conceitos e também o termos;

3) Fuja do básico, busque o avançado. Não espere encontrar na prova apenas questões com SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. Vá além e estude temas como Transações e Transações Aninhadas, XACT_STATE, TRY/CATCH/THROW/PARSE, UDFs, views, triggers, procedures. Você já usou o operador de tabela APPLY?

4) Conheça o formato das questões. Conhecer como o inimigo luta faz parte da estratégia de batalha. Desta forma, é importante dizer que durante o exame você lidará com questões de múltipla escolha, questões de múltiplas respostas e também questões onde você montará a ordem das respostas.

5) Gerencie o tempo. A prova tem duração de 3 horas e cerca de 50 questões. Muitas questões têm o texto de enunciado relativamente grande, e eles são importantes porque contextualizam o cenário. A recomendação aqui é: leie tudo e monitore o tempo. Se você sentir que está “agarrado” numa determinada questão, marque-a para ser revisada no final e pule para a próxima. Três horas de prova pode ser “apertado” para quem está iniciando.

Finalizando, resumo o Exame 70-461 como um bom desafio: vence aqueles que estiverem preparados.