No último post, descrevi os passos para deixar o banco em modo ARCHIVELOG.
O meu motivo para deixar o banco em modo archivelog foi exatamente permitir hot backups com o RMAN. Pois bem, vamos agora para o que mais interessava: o próprio RMAN!
Pré-requisito: o banco deve estar em modo ARCHIVELOG, conforme já foi explicado no post anterior.
Criação de diretórios
EFETUAR BACKUPS MANUALMENTE
AUTOMATIZAR BACKUPS
Nenhum DBA quer ficar fazendo backups manualmente todos os dias quando existe a possibilidade de automatizar a tarefa, não é verdade?
Então vamos automatizar esta rotina, lembrando que o DBA deve conferir os logs e também os arquivos de backup para garantir que os backups estão sendo realizados com sucesso.
Vou armazenar todos os scripts e arquivos de comandos em um diretório exclusivo:
Criei o script usando o gedit como editor de textos. Abaixo, o comando seguido do conteúdo do arquivo:
[oracle@oraserver scripts]$ gedit bkp_diario.sh #!/bin/bash su - oracle -c "rman target / cmdfile /backup/scripts/diario.txt"
Criei também um arquivo texto com os comandos que serão executados dentro do RMAN. Neste exemplo, bem simples, é um comando único, fazendo um backup de todo o database incluindo os archives.
Por último, coloquei meu script para ser executado automaticamente pelo crontab. Para quem não conhece, o crontab é o “agendador de tarefas” do Linux. No caso abaixo, o meu script bkp_diario.sh será executado todos os dias, as 15:23, e a operação irá gravar um log no arquivo /backup/log/bkp_diario.log.
Este foi um rápido resumo de como automatizei o backup da minha base Oracle. Lembrando que a minha base é apenas um banco para estudos e testes, e por isso esse tutorial é muito básico. Devem ser considerados vários fatores ao implementar uma rotina de backup. É muito importante definir a política de backup primeiro, para então fazer a implementação adequada. Futuramente falarei mais sobre o RMAN, tanto sobre configurações quanto comandos. E obviamente, falarei também de recoverys, ou seja, como recuperar um backup feito via RMAN em caso de algum problema na base.
O RMAN é uma ótima ferramenta de backup, com muitos recursos, e merece ser muito bem estudada.
Deixo abaixo como referência a documentação oficial da Oracle.
Backing Up Databases Using RMAN
http://download.oracle.com/docs/cd/B19306_01/backup.102/b14192/bkup.htm
Hoje faz um ano que esse post foi criado, e por coincidência criei meu primeiro backup em Rman
😀
Bem explicado o post!
Obrigado!
Muito bom. Obrigada.
otimo post, valew
Caso der um problema geral na estrutura do oracle, como os sistema sabe o ultimo log? que precisa salva na estrutura para rman saber ultimo backup.
edo,
Não sei se entendi o que vc quis dizer, mas imagino que esse tal log que vc se refere é o catálogo do RMAN.
O catálogo do RMAN pode ficar em um banco de dados próprio, ou então no controlfile do database.
Estude um pouquinho mais sobre o catálogo que vc irá entender!