exadatalogo

Essa é uma pergunta muito interessante pois ela não é tão simples de responder. Na verdade ela leva a muitas outras perguntas.

Claro que falar de Exadata depois de ele estar a mais de 4 anos no mercado parece fácil, a documentação está ai e existem alguns blogs falando sobre ele. Mas o que você realmente conhece de Exadata? Você tem alguma ideia do que é o Exadata?

Começarei uma série de artigos sobre o Exadata, mas sem um número definido (não serão somente um ou dois artigos). Falarei de diversos pontos, desde a organização física e lógica

dos componentes, passando por diversos detalhes técnicos (inclusive os segredos não ditos). O interessante é que como a “pauta” não está fechada você pode contribuir, comente aqui suas dúvidas e o que você quer saber.

No primeiro artigo o foco será em um overview do Exadata, o que podemos encontrar nele e como é organizado. Irei além do que já foi comentado nos artigos sobre o Exadata X4

(aqui e aqui).

 

Fernando Simon, administrador de banco de dados para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e também consultor na mesma área no tempo livre. Mantenho um blog  com informações para o dia a dia de um DBA e DMA Exadata.
Experiência com bancos de dados desde 2004, Oracle (9i e posteriores), SQLServer e PortgreSQL (7, 8 e 9). Além de áreas relacionadas como storage, soluções de backup, virtualização e afins. Database Machine Administrator (DMA) Exadata desde 2010, usuário e administrador (configuração, atualização e manutenção) da solução Exadata desde a versão V2. Administrador de soluções MAA (DataGuard, Rac e afins), Gerenciamento de Recursos (Database Resource Manager e IO Resource Manager – IORM) para banco de dados Oracle e Oracle Exadata.