Pessoal,
como estamos trabalhando bastante com o VirtualBox em nosso blog, hoje vamos aprender a fazer um Snapshot de uma VM.
O objetivo disso é termos um backup da VM em um determinado ponto para que possamos restaurar.
Exemplo, após toda a instalação do SO Oracle Linux, vamos fazer a instalação do SGBD e podemos criar um Snapshot (uma foto) do ambiente para que se algo der errado, saberemos para aonde voltar.

Abaixo seguem os passos:

Estamos levando em consideração que já foi instalado o VirtualBox e configurado uma VM, caso não saiba como fazer, veja aqui.

Após criar a VM e inicializar a mesma, abaixo está a imagem inicial da VM Oracle Linux instalado, a criação dos diretórios capin e CertificacaoBD e depois voltaremos o a este estado da VM.

Desligamos a VM, podemos dar um halt no bash do Oracle Linux.

Quando estivermos na tela inicial do VirtualBox clicar na opção Snapshots (em vermelho):

Depois disso vamos agora criar o primeiro Snapshot clicando no botão (em vermelho) conforme a figura abaixo ou pode usar as teclas de atalho: Ctrl + Shit + S.

Aqui será aonde faremos a identificação da VM, eu chamei de CertificacaoBD e coloquei uma descrição, importante colocar informações que você lembre o motivo do Snapshot, ok?

Vemos que agora na nossa lista de Snapshots temos a CertificacaoBD criada, entre parenteses tem o tempo de criação dela.

Após inicializar novamente o Oracle Linux, vemos duas pastas criadas no / que são capin e CertificacaoBD. Vamos voltar o Snapshot criado anteriormente e elas não existirão mais.

Sai do Oracle Linux e desligando a minha VM, criei um segundo Snapshot (CertificacaoBD 2), agora temos dois pontos no tempo que podemos recuperar nossa VM, abaixo a lista dos Snapshots.

Com a intenção agora de restaurar a minha VM no modo inicial (CertificacaoBD) vamos subir o Snapshot desejado, para isso temos o ícone:

ou usar as teclas de atalho: Ctrl + Shit + R ou também botão direito sobre o Snapshot onde lista as opções (conforme imagem abaixo).

Solicitada a confirmação da restauração, e se queremos criar um Snapshot do estado atual, isso está marcado para executar, mas como criamos o CertificacaoBD 2, não seria necessário.

Restaurando a Snapshot criado, executei um ls para listar os meus diretórios, podemos perceber que os dois diretórios (capin e CertificacaoBD) não existem mais, logo, voltamos ao estado original da VM, nosso primeiro Snapshot.

Agora sabemos como criar e restaurar um Snapshot com o VirtualBox.

Vejam que no meu exemplo, eu usei a VM Oracle Linux sem os diretórios inicialmente, criei e depois voltei sem eles, é claro que isso faz muito mais sentido se tivermos o Snapshot dos diretórios com dados, uma instalação de um app realizado, ou uma configuração e queremos voltar a um estado anterior, não faz diferença, tem que saber os motivos do porque usar e como usar.

Qualquer duvida, perguntem nos comentários que teremos o prazer de responder.

Att,
capin