Um diretório Oracle é um ponteiro para um diretório do sistema operacional. Os usuários podem receber permissões para ler ou gravar em diferentes diretórios Oracle. O SQL*Loader é uma ferramenta client-server para inserir grandes quantidades de dados. As inserções de carga direta não geram undo e o redo pode ser desativado. Se possível, o Data Pump sempre faz carga direta (Direct Load) – mas os objetos complexos talvez precisem ser lidos ou gravados via database buffer cache, como external tables. As sessões do servidor são usadas apenas para controlar os jobs do Data Pump, não para fazer o trabalho.

 

Métodos para mover dados (objetos de diretório, SQL*Loader, tabelas externas)

  • Os objetos de diretório mapeiam um diretório Oracle para um diretório do sistema operacional.
  • Os objetos de diretório pertencem a SYS e as permissões de leitura e gravação podem ser concedidas aos usuários.
  • O SQL*Loader é uma ferramenta client-server que trabalha sobre sessões de banco de dados normais.
  • O arquivo de controle do SQL*Loader pode ler uma grande variedade de formatos, se configurado corretamente.
  • As external tables no formato ORACLE_LOADER podem ser consultadas no banco de dados como se fossem tabelas heap normais.
  • Não é possível executar DML nas external tables, mas elas podem ser criadas e preenchidas pelo formato Data Pump usando CREATE TABLE AS SELECT …

Arquitetura geral do Data Pump

  • O Data Pump usa os processos do lado do servidor; as ferramentas do client gerenciam os jobs, não os executam.
  • O Data Pump sempre usa Direct Path, a menos que a complexidade dos objetos o impeça.

Exportação e importação do Data Pump para mover dados entre bancos Oracle

  • Um dump file do Data Pump só pode ser lido pelo Data Pump.
  • O modo de rede do Data Pump copia dados entre os bancos de dados sem armazená-los no disco.
  • O Data Pump sempre lê e grava em diretórios Oracle; ele não percebe a estrutura de diretórios do sistema operacional.

Para ler mais artigos sobre Data Pump e SQL*Loader acesse a DBArea!

Referência Bibliográfica

Este post, assim como todos os posts sobre Certificação OCA deste blog, são trechos do livro “OCA Oracle Database 11g – Administração I (Guia do Exame 1Z0-052)”, da editora Bookman – www.bookman.com.br
Recomendo este livro a todos que pretendem estudar para o exame. Meus posts são apenas algumas dicas para quem já está estudando por outros materiais, e por isso exige uma base de conhecimento anterior em cada um dos capitulos. Para uma referência completa de estudos é recomendado a compra do livro correspondente, bem como a documentação oficial da Oracle.

Milton Bastos é DBA Oracle e Desenvolvedor PL/SQL, dividido entre Apucarana/PR e Curitiba/PR. Certificações: OCA (Oracle 11g DBA Certified Associate), Oracle Database 11g Data Warehousing Certified Implementation Specialist, Oracle Database 11g Sales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance PreSales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance Sales Specialist Assessment