Continuando a série do GUOB Tech Day 2011

Exadata for the Oracle DBA
Arup Nanda

O objetivo era explicar o que é o Oracle Exadata para os DBAs presentes e um novo conceito de Database Machine Administrator (DMA), que foi feito com muito exito.

Alguns dos pontos mais interessantes no meu ponto de vista da apresentação foi a forma como apresentou o funcionamento do Oracle Exadata, pareceu tão simples que o comentário do Fabio Ishii comigo foi: – “Com essa explicação até a minha mãe que não conhece Oracle entenderia”, e isso em minutos.

Exadata:
O Exadata contém Storage, Flash Disks, Databases, Infiniband Switches, Ethernet Switches e KVM em alguns modelos e ainda contém softwares adicionais para que seja uma cada vez melhor para Banco de Dados.

O Oracle Database é uma combinação de Áreas de Memória e Processos acessando informações em um Storage.

O Real Cluster Application (RAC) nada mais é que uma ou mais Oracle Database gerenciados por um Oracle Clusterware (CRS) dividindo o mesmo Storage, claro.

Alguns dos componetes que podem/devem ser mexidos para poder melhorar a performance de um Oracle Database ou um RAC são: CPU, Memória, Rede, I/O e Armazenamento (esses últimos dois são e serão ainda os maiores problemas dos Banco de Dados, quanto menos IO maior o desempenho)

SAN Caches:
o sucesso das SAN Caches é construída na analise preditiva, funcionam bem e uma pequena porcetagem é acessada na maioria das vezes com ênfase em disco e não em dados. Caches são excelentes para sistemas de arquivos e Banco de Dados menores.

Memória:
As memórias ainda são pouco caras e sempre surge a pergunta: Quanta memória é suficiente? Se você tem um banco de dados de 100Mb e 100Mb de Buffer Cache o banco inteiro vai caber na memória, certo? Não … usa até 7x maior que o Buffer Cache. Para mais detalhes sobre isso podem ler http://arup.blogspot.com/2011/04/can-i-fit-80mb-database-completely-in.html

O é o DMA?
É o Administrador dessa máquina Exadata, chamado de Database Machine Administrator pela Oracle, uma nova profissão que está surgindo e alguns DBA’s já estão ‘migrando’, como o Rodrigo Almeida.

Um outro ponto interesante da apresentação que foi um pouco extensa e não consigo escrever sobre tudo o que foi passado, mas que me chamou a atenção foi quando se tem um ambiente único Oracle RAC com 8 nós atendendo todas as áreas envolvidas da Empresa, como QA, PROD, DEV e INT, conforme figuras abaixo:

Caso tenha uma demanda maior para PROD, poderia ceder algum outro nó para ser utilizado e depois devolver ao dono. Isso se torna mais fácil realizar se você possuir um ambiente múltiplo Oracle RAC, aonde remover e adicionar um nó no cluster é simples.

Espero ter colaborado.

Para quem quer ver/baixar as apresentações somente se inscrever no GUOB e é gratuito.

obs.: Figuras foram retiradas da apresentação.
Att,
capin