OCP – Oracle Certified Professional é o nível Profissional (ou Pleno) para certificações da Oracle – seja para Desenvolvedor ou DBA, tanto do Oracle Database quanto do MySQL, que também é um produto da Oracle.
O nome “Professional” sugere que este seja um nível pleno de um profissional. É a certificação mais procurada pelo mercado. Esta certificação é obrigatória para que o candidato se torne um OCM. Mas como faço para me tornar um OCP? Confira abaixo os 3 passos.
Para conquistar a certificação OCP são necessários 3 passos.
1 – OCA
Para se tornar um certificado OCP, é um pré-requisito já possuir a certificação OCA. Para mais informações de como obter a certificação OCA, visite nosso Guia Oracle OCA.
2 – Prova 1Z0-053 – Oracle Database 11g: Administration II
Para quem já possui a certificação OCA, esta é a única prova necessária para conquistar a certificação OCP.
Para saber mais detalhes deste exame, clique aqui.
Para estudar alguns resumos dos capítulos pertinentes a esta prova, clique aqui.
3 – Curso Oficial Oracle
Após realizar a prova 1Z0-053 (e obviamente, ser aprovado), é necessário submeter um formulário para a Oracle, atestando que o candidato já realizou pelo menos um curso oficial aceito para a certificação OCP. São vários os cursos válidos, eles estão todos listados no site da Oracle:
Confira aqui os cursos válidos como requisito para OCP
Apenas 1 dos cursos listados já é suficiente. Para realizar o curso, procure um Centro Autorizado de treinamentos oficiais Oracle em sua cidade, ou em alguma capital mais próxima.
Próximo passo
Se você já é um certificado OCP, seu próximo passo é buscar as certificações OCE e/ou OCM.