oracle_ocp

Configurar o Automatic Diagnostic Repository

  • O ADR é um recurso permanentemente ativo, que captura os erros nos arquivos de rastreamento e dump, na primeira vez e em todas as ocorrências subsequentes.
  • O ADR usa uma localização em disco para armazenar as informações de diagnóstico e dispõe de uma ferramenta que facilita a consulta do repositório, mesmo que o banco de dados não esteja disponível.
  • Cada instância do banco de dados ou cada instância do ASM possui uma estrutura própria de diretórios, chamada de Home ADR dentro de um diretório de nível superior, conhecido como Base de ADR.
  • O diretório-base do ADR também é conhecido como o diretório-raiz do ADR.
  • Se o parâmetro de inicialização DIAGNOSTIC_DEST for definido, o diretório-base do ADR será definido com esse valor e todas as outras localizações de arquivos serão definidas em relação a essa localização.
  • Se o parâmetro de inicialização DIAGNOSTIC_DEST não for definido, ele será definido com a variável de ambiente ORACLE_BASE.
  • Se a variável ORACLE_BASE não for definida, o parâmetro DIAGNOSTIC_DEST será definido com o valor de $ORACLE_HOME/log.
  • As informações de diagnóstico do ADR são particionadas. Todos os rastreamentos não relacionados a incidentes são armazenados no subdiretório trace, todos os dumps de memória são armazenados no diretório cdump, e todos os dumps de memória são armazenados como diretórios individuais dentro do subdiretório incident.
  • A ferramenta ADR Command Interpreter (ADRCI) facilita a consulta ao conteúdo do ADR. Você pode utilizar o ADRCI inclusive quando o banco estiver desligado.
  • O ADRCI não exige um login ou qualquer outra autorização. O conteúdo do ADR é protegido apenas pelas permissões do sistema operacional sobre o diretório contendo as estruturas de arquivos do ADR.

Usar o Support Workbench

  • O Support Workbench, acessível através da interface do EM, orienta passo a passo todos os aspectos da detecção, documentação e solução de problemas.
  • O Support Workbench também facilita o empacotamento de todos os dados de diagnóstico e de suporte necessários para envio ao Suporte Técnico Oracle através do serviço Metalink.
  • Um “problema” (problem), conforme definido pela estrutura do Workbench de Suporte, é um erro crítico ocorrido no banco de dados: por exemplo, um erro interno ORA-00600 ou outro evento grave, como o esgotamento da memória no shared pool, ou talvez uma exceção do sistema operacional.
  • Um incidente é uma única ocorrência de um problema.
  • Cada problema possui uma chave de problema, que é uma string contendo o código de erro e (opcionalmente) outras características do problema.
  • O empacotamento personalizado dentro da estrutura do Support WorkBench propicia mais flexibilidade e mais controle sobre o conteúdo de um pacote de incidentes.
  • O Health Monitor verifica o status de diversos componentes do bando de dados, inclusive datafiles, memória, integridade das transações, metadados e uso dos processos.
  • É possível executar verificações de integridade no EM via Support Workbench, ou manualmente por meio do pacote PL/SQL DBMS_HM.

Fazer uma recuperação de mídia em bloco

  •  Ao detectar um bloco danificado, o Oracle registra um erro ORA-01578 no alert.log e na homepage do EM.
  • O parâmetro de inicialização DB_BLOCK_CHECKING controla a abrangência com que o Oracle verifica a integridade de cada bloco de dados lido ou gravado.
  • Se você detectar apenas uma pequena quantidade de blocos a serem recuperados em um banco de dados nas verificações de integridade citadas anteriormente ou nos resultados revelados no alert.log, o RMAN poderá executar uma recuperação de mídia em bloco em vez de uma recuperação completa dos datafiles.
  • Quando você utiliza o comando RMAN RECOVER ... BLOCK, o RMAN procura primeiramente nos logs de flashback uma cópia válida do bloco danificado (se o Flashback Database estiver ativado).
  • Você pode utilizar a view dinâmica de desempenho V$DATABASE_BLOCK_CORRUPTION para exibir os blocos defeituosos existentes no banco de dados.
  • O banco de dados de destino deve estar no modo ARCHIVELOG para permitir o uso do recurso de recuperação de blocos do RMAN.
  • Como alternativa, você pode usar os logs de flashback na área de recuperação flash para obter versões válidas dos blocos defeituosos.
  • O DRA (Data Recovery Advisor) faz parte da estrutura de supervisores do Oracle e obtém automaticamente informações sobre uma falha quando um erro é detectado.
  • Assim que o Data Recovery Advisor identificar uma falha, você pode examinar os detalhes dessa falha na interface do EM ou do RMAN.
  • Quando o DRA identificar uma falha, você pode emitir o comando ADVISE FAILURE do RMAN para recomendar uma opção de reparo para a falha específica.

 

 

Referência Bibliográfica Este post, assim como todos os posts sobre Certificação OCP deste blog, são trechos do livro “OCP Oracle Database 11g – Administração II (Guia do Exame 1Z0-053)”, da editora Bookman – www.bookman.com.br Recomendo este livro a todos que pretendem estudar para o exame. Meus posts são apenas algumas dicas para quem já está estudando por outros materiais, e por isso exige uma base de conhecimento anterior em cada um dos capitulos. Para uma referência completa de estudos é recomendado a compra do livro correspondente, bem como a documentação oficial da Oracle.

 

Milton Bastos é DBA Oracle e Desenvolvedor PL/SQL, dividido entre Apucarana/PR e Curitiba/PR. Certificações: OCA (Oracle 11g DBA Certified Associate), Oracle Database 11g Data Warehousing Certified Implementation Specialist, Oracle Database 11g Sales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance PreSales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance Sales Specialist Assessment