Vitor, tu sabes alguma maneira de realizar startup e shutdown automático do Oracle em Linux? Vi um tutorial aqui no teu site, mas acho que está incompleto e pelo visto não dá pra realizar comentários no post dele. Grato.
Renato, segue script:
–> Edit the “/etc/oratab” file setting the restart flag for each instance to ‘Y’.
TSH1:/u01/app/oracle/product/9.2.0:Y
–> Next, create a file called “/etc/init.d/dbora” as the root user, containing the following:
################################################################################################
#!/bin/sh
# chkconfig: 345 99 10
# description: Oracle auto start-stop script.
#
# Set ORA_HOME to be equivalent to the $ORACLE_HOME
# from which you wish to execute dbstart and dbshut;
#
# Set ORA_OWNER to the user id of the owner of the
# Oracle database in ORA_HOME.
if [ ! -f $ORA_HOME/bin/dbstart ]
then
echo “Oracle startup: cannot start”
exit
fi
case “$1” in
‘start’)
# Start the Oracle databases:
# The following command assumes that the oracle login
# will not prompt the user for any values
su – $ORA_OWNER -c “$ORA_HOME/bin/lsnrctl start”
su – $ORA_OWNER -c $ORA_HOME/bin/dbstart
touch /var/lock/subsys/dbora
;;
‘stop’)
# Stop the Oracle databases:
# The following command assumes that the oracle login
# will not prompt the user for any values
su – $ORA_OWNER -c $ORA_HOME/bin/dbshut
su – $ORA_OWNER -c “$ORA_HOME/bin/lsnrctl stop”
rm -f /var/lock/subsys/dbora
;;
esac
################################################################################################
–> Use the chmod command to set the privileges to 750.
chmod 750 /etc/init.d/dbora
–> Associate the dbora service with the appropriate run levels and set it to auto-start using the following command.
chkconfig –add dbora
–> Testing:
service dbora start
service dbora stop
http://www.oracle-base.com tem um bom tutorial de instalação e configuração no LNX. No final tem uma parte referente a automatização do startup e shutdown do Oracle
Vitor , conheci este vídeo neste final de semana através de um aluno. Foi vc mesmo quem fez? Se foi, parabéns, muito bom! A turma riu muito… vou mostrar no início de todas as aulas de Tuning! rsrsrsr
E aí professor, tudo certo?
Sim, fui eu quem fiz… deu trabalho, mas a repercussão foi grande, tanto positiva, quanto negativa. Já recebi até ameaça de morte! hahahahahahahahaha
Depois que o Almeida compartilhou o link o negócio viralizou! 😀
O vídeo é engraçado… hehehe… Como se fosse sempre culpa do desenvolvedor mesmo, desenvolvedor quase nunca tem tempo. Sou desenvolvedor e poderia ter sido DBA, talvez até possa ser DBA em algum momento na minha carreira. O cenário que você está colocando é de uma empresa com um DBA banana ou incompetente, não soube ou não teve argumentos válidos para selar o ambiente DEV do de Produção. Na minha empresa Produção é terra de DBA, analista ou desenvolvedor nenhum rela.
Buenas Márcio.
A ideia do vídeo é essa mesmo, ser engraçado! 🙂
Não é sempre culpa do desenvolvedor… na maioria das vezes é culpa do chefe que mandou o desenvolvedor testar em produção! hehehehehe
Eu sou DBA, e não poderia ter sido desenvolvedor. Já tentei ser CEO, mas a vaga tava preenchida. hahahahahahahahahahaha
O cenário, aí que tu te equivoca, não é de ‘uma’ empresa. É de um DBA consultor, como eu e como tantos aqui, que atendem dezenas de empresa. Eu não fico alocado no cliente, então quando a bomba chega, já tá estourada e só tenho que apagar o incêndio! Visto que até mencionei ‘como vou justificar pra nega véia’. Esse é o típico cenário de plantão. :/
Feliz é tu, já que na tua empresa produção é focado pra produção de verdade, mas infelizmente, isso não é verdade em GRANDE parte dos ambientes do Brasil! 😉
A questão é que todo processo se encerrar no desenvolvimento, se há problemas foram nas partes antecedentes, Analistas, DBA e etc…………Tão precisando estudar mais.
rsrsrsrsrs
A palavra desenvolver já não dá uma ideia de início? Eu vou desenvolver uma aplicação… ela não começa aí? Não entendi teu conceito de ‘todo processo se encerrar no desenvolvimento’. Aliás, seria encerra ali?
O cenário é que: não é toda empresa que tem os processos bem definidos, e aí que acaba acarretando esse problema! 🙂
Se você está fazendo comédia com um cenário onde é seu ganha pão deveria pensar melhor pois está me parecendo hipocrisia de sua parte.
Seu vídeo, como você mesmo citou não foi imparcial e serviu para acirrar ainda mais a dualidade entre DBAs e desenvolvedores.
Sem desenvolvedor vocês não poderiam administrar base de dados e sem a base de dados não existiriam as aplicações, então ambos tem papel fundamental. Aliás a bomba dificilmente chega no DBA primeiro, chega no desenvolvedor e este sim é quem acaba por abrir a “caixa preta” e filtrar as coisas para DBA. E ainda precisa ficar intermediando a situação entre os usuários e o DBA.
Se nas empresas que você presta consultoria está tendo que fazer este serviço também, então espero que esteja cobrando um valor justo deles, do contrário está sendo explorado e quem está rindo no final são eles e não você.
Eu não vou passar a mão na cabeça de desenvolvedor que também não é santo, como em toda profissão muitos deixam a desejar. Mas em muitos casos é preciso analisar o lado de quem desenvolve. Geralmente são inexperientes para a tecnologia que estão desenvolvendo, conhecem pouco de SQL, não se preocupam em trabalhar num DER de tabelas nem indexá-las, desconhecem normalização de base de dados e não se preocupam em fazer Purge de dados velhos. Além disso não ganham o que merecem, não recebem incentivo ou trabalham para chefes/gerentes incompetentes sendo obrigados a cumprir cronogramas e especificações de projetos absurdos, sem treinamento adequado ou suficiente.
Eu trabalho para uma indústria e aqui é pior ainda, faz anos que não tenho qualquer treinamento. Aqui TI é apenas processo de suporte, portanto tudo nela é secundário para a diretoria. Mas não foi motivo para não me aprimorar, faço de tudo para me aperfeiçoar. Quando falei que poderia ter sido DBA falei a sério porque estudei muito a fundo e sei que os melhores desenvolvimentos vem do Database.
Não quero ser ofensivo, só espero que reflita melhor e entenda o lado deles antes de fazer humor com profissionais que dão duro para entregar o melhor para suas empresas.
“Aliás a bomba dificilmente chega no DBA primeiro, chega no desenvolvedor e este sim é quem acaba por abrir a “caixa preta” e filtrar as coisas para DBA. E ainda precisa ficar intermediando a situação entre os usuários e o DBA.”
Discordo completamente.
Quando a bomba estoura – banco travado, lento, com locks, etc – o primeiro a ser acionado é o DBA.
E só depois de uma investigação do DBA é que vai saber se a culpa foi do desenvolvimento.
Acho estranho tantos desenvolvedores levar um vídeo deste pro lado pessoal. Apesar de ser humorístico, TUDO que foi relatado ali realmente ACONTECE. Pergunte pra qualquer DBA. Se algum DBA nunca passou por esses problemas relatados no vídeo é sinal que é um DBA com pouca experiência.
Eu acho muito melhor EXPÔR este vídeo pros desenvolvedores olharem do que deixar tudo continuar como está. Os desenvolvedores precisam ganhar mais experiência e aprender um pouco (ou muito) mais, entender a visão geral e a arquitetura do ambiente onde trabalham.
9 entre 10 desenvolvedores olham apenas pro próprio umbigo. Pouquíssimos se preocupam com performance do banco. Preferem programar usando métodos/ferramentas/frameworks que facilitam o desenvolvimento ao invés de se preocupar com performance.
E eu também acho uma hipocrisia enorme os desenvolvedores não gostarem do vídeo, afinal, todos os desenvolvedores adoram fazer piadas com estagiários. Que também fazem cagadas (em outro nível).
Fala Marcio! 🙂
Cara, eu faço comédia com tudo, até com morte, porque não vou fazer com meu ganha pão… agora me diz, tu nunca fez um comentário sobre aquele desenvolvedor novo que chegou e fez uma ‘cagada’ num código? Eu faço com meus colegas DBA’s Jrs e eles nunca se sentiram ofendidos por isso. Então não sou eu o hipócrita. 😉
Acirrar? Que isso cara… é uma comédia! Tu deve ser um dos caras que odeia o Rafinha Bastos por exemplo, não se leve tão a sério e principalmente não ME leve tão a sério! 😀
Concordo plenamente, um não viveria sem o outro, e por isso mesmo, seria legal, se tu fizesse um vídeo como o desenvolvedor no lugar do Hitler! Prometo que se fizer, eu posto como resposta aqui, e juro que vou dar risada demais!
Sobre a questão do treinamento e afins, isso é de toda a área geralmente: dba, desenvolvedores, suporte, depende muito do foco da empresa!
Legal que falou sério sobre ser DBA, eu nem de longe conseguiria ser desenvolvedor, não tenho o dom pra isso, e não se ofenda com isso também.
Não te achei ofensivo de maneira alguma, e da mesma forma, não se ofenda… acredito que todo mundo dá duro pra entregar o melhor, e se fizermos isso rindo, fica mais fácil de trabalhar!
Ps.: Se ver no link do youtube a Simone é desenvolvedora e também comentou, pedi o vídeo resposta pra ela, mas ela disse que tá envolvida. Se quiser fazer, pode mandar que posto aqui!
Grande abraço!
Eu achei o vídeo bem interessante. Ele inclusive fala dos verdadeiros developers, que deveriam ser contratados. Na realidade o vídeo fala do maus developers, os que deixam furos em seus códigos e que criam as consultas que sobrecarregam sistemas.
se me permite:O Vitor foi categórico em catalogar um ‘problema’ épico, essa ‘disputa’ entre desenvolvedores e DBAs. Eu por exemplo, enviei a todos os meus desenvolvedores esse vídeo e não tive nenhuma reação diferente de belas risadas e sarros, porque aqui estamos todos remando o mesmo barco na mesma direção.
O Humor é o que adoça a nossa vida, vida de muita correria, stress e trabalho fora do horário e geralmente com prazos apertados quando não estourados.
Só digo uma coisa ao amigo leitor, coloque mais humor na sua vida!
Pessoal, na minha opinião ao invés de criarmos uma longa discussão sobre os pontos positivos e negativos do vídeo, podemos ver que ele reflete o que acontece em muitas empresas e podemos usá-lo como exemplo do que não fazer na nossa área de TI.
O que acontece no vídeo é o que todos NÃO desejam! O importante é que ele fez todos nós refletirmos sobre o assunto e a crítica (na minha opinião, um pouco exagerada) do Márcio foi essencial para isso!
Um humorista sempre trata assuntos polêmicos que nos fazem refletir sobre o assunto. O fato dele fazer piada sobre um tema não significa que ele está fazendo apologia ao mesmo!
Realmente o Márcio não deveria ter levado tão a sério a brincadeira.
Eu mesmo, sou programador Delphi e estou estudando especialização em Oracle (em empresa pequena somos severinos, até ligação de cliente atendo), e achei muito bom o vídeo.
Como o Fábio falou, nessa vida de stress, nada como algo para rirmos e relaxarmos.
Aheeee Renato!! Acho até que já conversamos aqui pelo blog, tirando dúvidas e tal!
Legal estar estudando Oracle, eu também to estudando… faz tempo! hahahahahahahahahaha
Nem me considero DBA ainda, por isso nem me identifico com o vídeo! hahahahahahahahahahaha
Valeu pela passada, mas agora tenho que correr… tem uma multidão enfurecida aqui na frente… é duro essa vida de estrela!
Agora tu tá encrencado… falou no rebaixamento do Coritiba o Milton vai ficar bravo contigo!!! (angry)
Ahhh nem, o Milton é torcedor do Roma de Araripuca, ou algo do tipo, ele mesmo pode dizer o nome do time…
Alguém aí tem um colete a prova de balas baratenho? 😀
E tem gente brava com a relação desenvs x DBA, quando ISSO é muito mais importante!
Terceira do paranaense?? Isso existe???
hauhauhauhauhauhauahuahuahauhauhau
haha nem posso comemorar muito, meu Paysandu tá na zona de rebaixamento da 2ª divisão do Brasileirão.
E concordo contigo Vitor, definitivamente nossos clubes merecem muito mais preocupação que uma simples discussão dba x dev.. rsrs
Sobre o Coxa, eu nem tenho nada contra, é que aquele quebra quebra que a torcida fez no rebaixamento ficou muito engraçado na montagem… haha haja papel higiênico verde no campo pra limpar as lágrimas.
capin
no 18/06/2013 a partir do 15:46
Vitor, se tivesse em Floripa tavas morto, já tinham fechado a ponte e ai já era!
Pessoal não estou rechaçando o vídeo, eu particularmente achei ele engraçado. Só aproveitei para provocar um pouco os DBAs e iniciar uma discussão sadia sobre o tema, só que alguns acabaram se revelarando um autêntico Fuhrer. Só gostaria que alguns DBAs deixassem a arrogância de lado, tivessem mais paciência e empatia para explicar melhor certas coisas básicas para que o banco de dados não ficasse em situação crítica. Mas infelizmente não é o que eu vejo: já tivemos dois DBAs muito arrogantes na nossa empresa, pessoas bem difíceis de lidar. O atual DBA era desenvolvedor como eu e passou a ser DBA, está ralando pra caramba já há 3 anos nessa função e agora que está começando a colher os frutos. Além disso, lá por exemplo, a maioria dos problemas de performance são com relatórios e quem desenvolve estes relatórios nem sou eu, desenvolvedor, são os próprios analistas de 2º/3º nível que acabam se pondo a programar reportes em SQL sem conhecer coisas básicas sobre tunning.
Eu não sou inimigo de DBA, pelo contrário, sou amigo deles e tenho muito respeito e admiração pelo trabalho deles sendo a recíproca verdadeira. Respeito a opinião de todos aqui nos comments, concordo com algumas coisas ditas e explicadas e discordo com outras. E isso é absolutamente normal e idem para aqueles que leram minhas idéias. O que não pode é um querendo se achar mais que o outro ou se colocar como dono da verdade, afinal está todo mundo no mesmo barco e a luta é pela sobrevivência. Para quem não gosta ou não se imagina desenvolvedor respeito e até reforço que fique mesmo longe disso, não consigo me imaginar fazendo algo que não suporte.
E aí Marcio, tranquilo? 🙂
Por acaso sou eu quem se revelou o autêntico Fuhrer? Espero que não! hehehehehe
Poxa cara, nem me considero arrogante, sou super acessível e gosto de tratar com todos quando um projeto vai sair do papel. Se todos seguirem o processo, as coisas seriam muito melhores.
É que na prática não é assim… o vídeo na verdade é muito mais pra mostrar que: uma ordem vinda de cima pra baixo (chefia) acaba desencadeando a briga de cachorro e gato (desenv x DBA).
E digo mais, os 2 melhores DBA’s que eu conheço foram DESENVOLVEDORES. É muito mais fácil quando se conhece ambos os lados! 😉
Aqui ninguém é inimigo de ninguém, é só uma zoação. Ex.: Tem o site das tirinhas Vida de Programador. Lá seguido eles zoam os DBA’s também! E eu vou rir pra caramba sempre. Até to pensando agora numa mídia parecida: fazer uns quadrinhos pra zoar com a minha categoria! 😀
Bom, eu aqui nunca me achei melhor que ninguém, e muito menos me colocar acima do outro. Até porque sou gaúcho, se me colocar acima do outro aparece o Capin e o Milton fazendo piada do ‘gaúcho em cima dos outros’… aí já viu né?
Cara, eu sou da máxima: eu não sei nada, sou um bosta, se tu for me ensinar algo, mesmo que eu já saiba um pouco do tópico, nunca vai me ouvir dizer: Ahhh mas isso eu já sabia. Acho isso irritante e sei de nego que foi demitido por isso!
Quando disse que não me imagino, é realmente não tenho o dom. Tenho dificuldade DEMAIS com lógica de programação, o Milton até me zoa as vezes: Ahhh gaúcho, mas tu não sabe NADA de programação! hahahahaha
Mas ainda pretendo aprender sim, até porque como falei lá em cima, os melhores DBAs que conheço começaram como desenvolvedores, e todos (acredito!) buscamos o melhor!
Desculpa novamente qualquer coisa!
“Só gostaria que alguns DBAs deixassem a arrogância de lado, tivessem mais paciência e empatia para explicar melhor certas coisas básicas para que o banco de dados não ficasse em situação crítica. Mas infelizmente não é o que eu vejo: já tivemos dois DBAs muito arrogantes na nossa empresa, pessoas bem difíceis de lidar.”
Marcio, concordo contigo! Infelizmente existem sim alguns DBAs que são um pé-no-saco!
Até criamos a expressão “DeusBA” para esses caras, que pensam que sabem de tudo e sempre estão certos.
Um dos motivos que nós (eu, Vitor, capin) criamos esse site foi exatamente para COMPARTILHAR conhecimento.
Eu mesmo publiquei uma série de artigos bons pra desenvolvedores (seja programador, analista, arquiteto, enfim, acredito ser útil pra todos).sobre tuning de SQL e também Tuning durante o Projeto,
Esses acima são os links pro primeiro capítulo de cada série. O restante pode ser encontrado no menu DBArea – Oracle.
Sei que a sua “cutucada” nesse seu último comentário foi diretamente pra mim, mas não me importo… apenas respondi o teu comentário no mesmo tom, e por isso não me arrependo. Se vc ler com calma o que vc mesmo escreveu pra iniciar o “debate”, e tiver um pouco de bom senso, vai perceber que o tom usado foi o mesmo – e nem por isso te chamei de “Fuhrer”. Mas fique a vontade e visite o site sempre que quiser, nossas portas estão abertas.
Separa! Separa! Não vale dedo no olho… hahahahaha #sacanagem
Cara… agora eu quero criar a tirinha do DeusBA, que mesmo quando tá errado, acha que tá certo… minha cabeça fervilha de piadas!! huahuahauhauhauhauhahua
Anderson Haertel Rodrigues
no 18/06/2013 a partir do 20:40
Vitor… excelente video.
Já postei no meu facebook.
Só não irei, neste momento, postar para relembrar, porque passamos por algo muito igual na semana passada… o desenvolvedor/cliente, faz parte do meu circulo de amizade do FB e vai achar que é perseguição.
Mas como disse, excelente o video, principalmente pelo o humor citado no mesmo.
Opa, sem crise tudo apaziguado rapaziada… Realmente profissional arrogante tem em praticamente qualquer área mesmo. Quanto ao Vida de Programador eu conheço e está favoritado faz tempo já. Os caras mandam bem, assim como o famoso vida de suporte com terrível “operador bastardo do inferno”. Cada profissão tem disso, são os famosos “ossos do ofício” mesmo.
Milton valeu pelos Links, vou dar uma apreciada e qualquer coisa comento.
Hahaha legal Vitor.
Vitor, tu sabes alguma maneira de realizar startup e shutdown automático do Oracle em Linux? Vi um tutorial aqui no teu site, mas acho que está incompleto e pelo visto não dá pra realizar comentários no post dele. Grato.
Renato, segue script:
–> Edit the “/etc/oratab” file setting the restart flag for each instance to ‘Y’.
TSH1:/u01/app/oracle/product/9.2.0:Y
–> Next, create a file called “/etc/init.d/dbora” as the root user, containing the following:
################################################################################################
#!/bin/sh
# chkconfig: 345 99 10
# description: Oracle auto start-stop script.
#
# Set ORA_HOME to be equivalent to the $ORACLE_HOME
# from which you wish to execute dbstart and dbshut;
#
# Set ORA_OWNER to the user id of the owner of the
# Oracle database in ORA_HOME.
ORA_HOME=/u01/app/oracle/product/9.2.0
ORA_OWNER=oracle
if [ ! -f $ORA_HOME/bin/dbstart ]
then
echo “Oracle startup: cannot start”
exit
fi
case “$1” in
‘start’)
# Start the Oracle databases:
# The following command assumes that the oracle login
# will not prompt the user for any values
su – $ORA_OWNER -c “$ORA_HOME/bin/lsnrctl start”
su – $ORA_OWNER -c $ORA_HOME/bin/dbstart
touch /var/lock/subsys/dbora
;;
‘stop’)
# Stop the Oracle databases:
# The following command assumes that the oracle login
# will not prompt the user for any values
su – $ORA_OWNER -c $ORA_HOME/bin/dbshut
su – $ORA_OWNER -c “$ORA_HOME/bin/lsnrctl stop”
rm -f /var/lock/subsys/dbora
;;
esac
################################################################################################
–> Use the chmod command to set the privileges to 750.
chmod 750 /etc/init.d/dbora
–> Associate the dbora service with the appropriate run levels and set it to auto-start using the following command.
chkconfig –add dbora
–> Testing:
service dbora start
service dbora stop
http://www.oracle-base.com tem um bom tutorial de instalação e configuração no LNX. No final tem uma parte referente a automatização do startup e shutdown do Oracle
http://certificacaobd.com.br/2011/05/09/startup-e-shutdown-automatico-do-oracle-no-linux/
Huahuahuahua, apesar do vídeo ser manjado, gostei muito dos diálogos.
Vitor , conheci este vídeo neste final de semana através de um aluno. Foi vc mesmo quem fez? Se foi, parabéns, muito bom! A turma riu muito… vou mostrar no início de todas as aulas de Tuning! rsrsrsr
Fábio Prado
http://www.fabioprado.net
[]s
E aí professor, tudo certo?
Sim, fui eu quem fiz… deu trabalho, mas a repercussão foi grande, tanto positiva, quanto negativa. Já recebi até ameaça de morte! hahahahahahahahaha
Depois que o Almeida compartilhou o link o negócio viralizou! 😀
att
Vitor Jr
Hahaha, como já fui Desenvolvedor, sei conversar melhor com eles, fica tranquilo! Vou pedir para não te matarem! kkkkkkk
Vou compartilhar também no meu blog o link desta página! Tudo que é bom eu compartilho! rsrs
[]s
Hahahahaha valeu pelo compartilhamento e pela mediação com os desenvs! 😀
att
Vitor Jr
kkkkk! Muito boa!
O vídeo é engraçado… hehehe… Como se fosse sempre culpa do desenvolvedor mesmo, desenvolvedor quase nunca tem tempo. Sou desenvolvedor e poderia ter sido DBA, talvez até possa ser DBA em algum momento na minha carreira. O cenário que você está colocando é de uma empresa com um DBA banana ou incompetente, não soube ou não teve argumentos válidos para selar o ambiente DEV do de Produção. Na minha empresa Produção é terra de DBA, analista ou desenvolvedor nenhum rela.
Buenas Márcio.
A ideia do vídeo é essa mesmo, ser engraçado! 🙂
Não é sempre culpa do desenvolvedor… na maioria das vezes é culpa do chefe que mandou o desenvolvedor testar em produção! hehehehehe
Eu sou DBA, e não poderia ter sido desenvolvedor. Já tentei ser CEO, mas a vaga tava preenchida. hahahahahahahahahahaha
O cenário, aí que tu te equivoca, não é de ‘uma’ empresa. É de um DBA consultor, como eu e como tantos aqui, que atendem dezenas de empresa. Eu não fico alocado no cliente, então quando a bomba chega, já tá estourada e só tenho que apagar o incêndio! Visto que até mencionei ‘como vou justificar pra nega véia’. Esse é o típico cenário de plantão. :/
Feliz é tu, já que na tua empresa produção é focado pra produção de verdade, mas infelizmente, isso não é verdade em GRANDE parte dos ambientes do Brasil! 😉
att
Vitor Jr
A questão é que todo processo se encerrar no desenvolvimento, se há problemas foram nas partes antecedentes, Analistas, DBA e etc…………Tão precisando estudar mais.
rsrsrsrsrs
A palavra desenvolver já não dá uma ideia de início? Eu vou desenvolver uma aplicação… ela não começa aí? Não entendi teu conceito de ‘todo processo se encerrar no desenvolvimento’. Aliás, seria encerra ali?
O cenário é que: não é toda empresa que tem os processos bem definidos, e aí que acaba acarretando esse problema! 🙂
att
Vitor Jr
Meu caro Vitor,
Se você está fazendo comédia com um cenário onde é seu ganha pão deveria pensar melhor pois está me parecendo hipocrisia de sua parte.
Seu vídeo, como você mesmo citou não foi imparcial e serviu para acirrar ainda mais a dualidade entre DBAs e desenvolvedores.
Sem desenvolvedor vocês não poderiam administrar base de dados e sem a base de dados não existiriam as aplicações, então ambos tem papel fundamental. Aliás a bomba dificilmente chega no DBA primeiro, chega no desenvolvedor e este sim é quem acaba por abrir a “caixa preta” e filtrar as coisas para DBA. E ainda precisa ficar intermediando a situação entre os usuários e o DBA.
Se nas empresas que você presta consultoria está tendo que fazer este serviço também, então espero que esteja cobrando um valor justo deles, do contrário está sendo explorado e quem está rindo no final são eles e não você.
Eu não vou passar a mão na cabeça de desenvolvedor que também não é santo, como em toda profissão muitos deixam a desejar. Mas em muitos casos é preciso analisar o lado de quem desenvolve. Geralmente são inexperientes para a tecnologia que estão desenvolvendo, conhecem pouco de SQL, não se preocupam em trabalhar num DER de tabelas nem indexá-las, desconhecem normalização de base de dados e não se preocupam em fazer Purge de dados velhos. Além disso não ganham o que merecem, não recebem incentivo ou trabalham para chefes/gerentes incompetentes sendo obrigados a cumprir cronogramas e especificações de projetos absurdos, sem treinamento adequado ou suficiente.
Eu trabalho para uma indústria e aqui é pior ainda, faz anos que não tenho qualquer treinamento. Aqui TI é apenas processo de suporte, portanto tudo nela é secundário para a diretoria. Mas não foi motivo para não me aprimorar, faço de tudo para me aperfeiçoar. Quando falei que poderia ter sido DBA falei a sério porque estudei muito a fundo e sei que os melhores desenvolvimentos vem do Database.
Não quero ser ofensivo, só espero que reflita melhor e entenda o lado deles antes de fazer humor com profissionais que dão duro para entregar o melhor para suas empresas.
Cordialmente,
Marcio
“Aliás a bomba dificilmente chega no DBA primeiro, chega no desenvolvedor e este sim é quem acaba por abrir a “caixa preta” e filtrar as coisas para DBA. E ainda precisa ficar intermediando a situação entre os usuários e o DBA.”
Discordo completamente.
Quando a bomba estoura – banco travado, lento, com locks, etc – o primeiro a ser acionado é o DBA.
E só depois de uma investigação do DBA é que vai saber se a culpa foi do desenvolvimento.
Acho estranho tantos desenvolvedores levar um vídeo deste pro lado pessoal. Apesar de ser humorístico, TUDO que foi relatado ali realmente ACONTECE. Pergunte pra qualquer DBA. Se algum DBA nunca passou por esses problemas relatados no vídeo é sinal que é um DBA com pouca experiência.
Eu acho muito melhor EXPÔR este vídeo pros desenvolvedores olharem do que deixar tudo continuar como está. Os desenvolvedores precisam ganhar mais experiência e aprender um pouco (ou muito) mais, entender a visão geral e a arquitetura do ambiente onde trabalham.
9 entre 10 desenvolvedores olham apenas pro próprio umbigo. Pouquíssimos se preocupam com performance do banco. Preferem programar usando métodos/ferramentas/frameworks que facilitam o desenvolvimento ao invés de se preocupar com performance.
E eu também acho uma hipocrisia enorme os desenvolvedores não gostarem do vídeo, afinal, todos os desenvolvedores adoram fazer piadas com estagiários. Que também fazem cagadas (em outro nível).
Fala Marcio! 🙂
Cara, eu faço comédia com tudo, até com morte, porque não vou fazer com meu ganha pão… agora me diz, tu nunca fez um comentário sobre aquele desenvolvedor novo que chegou e fez uma ‘cagada’ num código? Eu faço com meus colegas DBA’s Jrs e eles nunca se sentiram ofendidos por isso. Então não sou eu o hipócrita. 😉
Acirrar? Que isso cara… é uma comédia! Tu deve ser um dos caras que odeia o Rafinha Bastos por exemplo, não se leve tão a sério e principalmente não ME leve tão a sério! 😀
Concordo plenamente, um não viveria sem o outro, e por isso mesmo, seria legal, se tu fizesse um vídeo como o desenvolvedor no lugar do Hitler! Prometo que se fizer, eu posto como resposta aqui, e juro que vou dar risada demais!
Sobre a questão do treinamento e afins, isso é de toda a área geralmente: dba, desenvolvedores, suporte, depende muito do foco da empresa!
Legal que falou sério sobre ser DBA, eu nem de longe conseguiria ser desenvolvedor, não tenho o dom pra isso, e não se ofenda com isso também.
Não te achei ofensivo de maneira alguma, e da mesma forma, não se ofenda… acredito que todo mundo dá duro pra entregar o melhor, e se fizermos isso rindo, fica mais fácil de trabalhar!
Ps.: Se ver no link do youtube a Simone é desenvolvedora e também comentou, pedi o vídeo resposta pra ela, mas ela disse que tá envolvida. Se quiser fazer, pode mandar que posto aqui!
Grande abraço!
att
Vitor Jr
Eu achei o vídeo bem interessante. Ele inclusive fala dos verdadeiros developers, que deveriam ser contratados. Na realidade o vídeo fala do maus developers, os que deixam furos em seus códigos e que criam as consultas que sobrecarregam sistemas.
Marcio,
se me permite:O Vitor foi categórico em catalogar um ‘problema’ épico, essa ‘disputa’ entre desenvolvedores e DBAs. Eu por exemplo, enviei a todos os meus desenvolvedores esse vídeo e não tive nenhuma reação diferente de belas risadas e sarros, porque aqui estamos todos remando o mesmo barco na mesma direção.
O Humor é o que adoça a nossa vida, vida de muita correria, stress e trabalho fora do horário e geralmente com prazos apertados quando não estourados.
Só digo uma coisa ao amigo leitor, coloque mais humor na sua vida!
abraços
capin
Pessoal, na minha opinião ao invés de criarmos uma longa discussão sobre os pontos positivos e negativos do vídeo, podemos ver que ele reflete o que acontece em muitas empresas e podemos usá-lo como exemplo do que não fazer na nossa área de TI.
O que acontece no vídeo é o que todos NÃO desejam! O importante é que ele fez todos nós refletirmos sobre o assunto e a crítica (na minha opinião, um pouco exagerada) do Márcio foi essencial para isso!
Um humorista sempre trata assuntos polêmicos que nos fazem refletir sobre o assunto. O fato dele fazer piada sobre um tema não significa que ele está fazendo apologia ao mesmo!
[]s
Realmente o Márcio não deveria ter levado tão a sério a brincadeira.
Eu mesmo, sou programador Delphi e estou estudando especialização em Oracle (em empresa pequena somos severinos, até ligação de cliente atendo), e achei muito bom o vídeo.
Como o Fábio falou, nessa vida de stress, nada como algo para rirmos e relaxarmos.
Aheeee Renato!! Acho até que já conversamos aqui pelo blog, tirando dúvidas e tal!
Legal estar estudando Oracle, eu também to estudando… faz tempo! hahahahahahahahahaha
Nem me considero DBA ainda, por isso nem me identifico com o vídeo! hahahahahahahahahahaha
Valeu pela passada, mas agora tenho que correr… tem uma multidão enfurecida aqui na frente… é duro essa vida de estrela!
att
Vitor Jr (com medo de atentados…)
haha podes crer.
Pela repercussão do vídeo, nem me espantaria possíveis atentados mesmo.. kkkkkkkkkk
Essa foi uma das melhores montagens que já vi desse vídeo, tão engraçada quanto a do rebaixamento do Coritiba.. rsrs
Abração e vida longa às panes de sistema fora do horário de trampo.. sqn!
Agora tu tá encrencado… falou no rebaixamento do Coritiba o Milton vai ficar bravo contigo!!! (angry)
Ahhh nem, o Milton é torcedor do Roma de Araripuca, ou algo do tipo, ele mesmo pode dizer o nome do time…
Alguém aí tem um colete a prova de balas baratenho? 😀
Att
Vitor Jr (comprando um disfarce…)
Nem vou falar de futebol… meu time tá na zona de rebaixamento, pra cair ra TERCEIRA divisão do Camp. Paranaense. Pense na vergonha.
E tem gente brava com a relação desenvs x DBA, quando ISSO é muito mais importante!
Terceira do paranaense?? Isso existe???
hauhauhauhauhauhauahuahuahauhauhau
att
Vitor Jr
haha nem posso comemorar muito, meu Paysandu tá na zona de rebaixamento da 2ª divisão do Brasileirão.
E concordo contigo Vitor, definitivamente nossos clubes merecem muito mais preocupação que uma simples discussão dba x dev.. rsrs
Sobre o Coxa, eu nem tenho nada contra, é que aquele quebra quebra que a torcida fez no rebaixamento ficou muito engraçado na montagem… haha haja papel higiênico verde no campo pra limpar as lágrimas.
Vitor, se tivesse em Floripa tavas morto, já tinham fechado a ponte e ai já era!
Pessoal não estou rechaçando o vídeo, eu particularmente achei ele engraçado. Só aproveitei para provocar um pouco os DBAs e iniciar uma discussão sadia sobre o tema, só que alguns acabaram se revelarando um autêntico Fuhrer. Só gostaria que alguns DBAs deixassem a arrogância de lado, tivessem mais paciência e empatia para explicar melhor certas coisas básicas para que o banco de dados não ficasse em situação crítica. Mas infelizmente não é o que eu vejo: já tivemos dois DBAs muito arrogantes na nossa empresa, pessoas bem difíceis de lidar. O atual DBA era desenvolvedor como eu e passou a ser DBA, está ralando pra caramba já há 3 anos nessa função e agora que está começando a colher os frutos. Além disso, lá por exemplo, a maioria dos problemas de performance são com relatórios e quem desenvolve estes relatórios nem sou eu, desenvolvedor, são os próprios analistas de 2º/3º nível que acabam se pondo a programar reportes em SQL sem conhecer coisas básicas sobre tunning.
Eu não sou inimigo de DBA, pelo contrário, sou amigo deles e tenho muito respeito e admiração pelo trabalho deles sendo a recíproca verdadeira. Respeito a opinião de todos aqui nos comments, concordo com algumas coisas ditas e explicadas e discordo com outras. E isso é absolutamente normal e idem para aqueles que leram minhas idéias. O que não pode é um querendo se achar mais que o outro ou se colocar como dono da verdade, afinal está todo mundo no mesmo barco e a luta é pela sobrevivência. Para quem não gosta ou não se imagina desenvolvedor respeito e até reforço que fique mesmo longe disso, não consigo me imaginar fazendo algo que não suporte.
Abs,
Marcio
E aí Marcio, tranquilo? 🙂
Por acaso sou eu quem se revelou o autêntico Fuhrer? Espero que não! hehehehehe
Poxa cara, nem me considero arrogante, sou super acessível e gosto de tratar com todos quando um projeto vai sair do papel. Se todos seguirem o processo, as coisas seriam muito melhores.
É que na prática não é assim… o vídeo na verdade é muito mais pra mostrar que: uma ordem vinda de cima pra baixo (chefia) acaba desencadeando a briga de cachorro e gato (desenv x DBA).
E digo mais, os 2 melhores DBA’s que eu conheço foram DESENVOLVEDORES. É muito mais fácil quando se conhece ambos os lados! 😉
Aqui ninguém é inimigo de ninguém, é só uma zoação. Ex.: Tem o site das tirinhas Vida de Programador. Lá seguido eles zoam os DBA’s também! E eu vou rir pra caramba sempre. Até to pensando agora numa mídia parecida: fazer uns quadrinhos pra zoar com a minha categoria! 😀
Bom, eu aqui nunca me achei melhor que ninguém, e muito menos me colocar acima do outro. Até porque sou gaúcho, se me colocar acima do outro aparece o Capin e o Milton fazendo piada do ‘gaúcho em cima dos outros’… aí já viu né?
Cara, eu sou da máxima: eu não sei nada, sou um bosta, se tu for me ensinar algo, mesmo que eu já saiba um pouco do tópico, nunca vai me ouvir dizer: Ahhh mas isso eu já sabia. Acho isso irritante e sei de nego que foi demitido por isso!
Quando disse que não me imagino, é realmente não tenho o dom. Tenho dificuldade DEMAIS com lógica de programação, o Milton até me zoa as vezes: Ahhh gaúcho, mas tu não sabe NADA de programação! hahahahaha
Mas ainda pretendo aprender sim, até porque como falei lá em cima, os melhores DBAs que conheço começaram como desenvolvedores, e todos (acredito!) buscamos o melhor!
Desculpa novamente qualquer coisa!
Grande abraço!
att
Vitor Jr
“Só gostaria que alguns DBAs deixassem a arrogância de lado, tivessem mais paciência e empatia para explicar melhor certas coisas básicas para que o banco de dados não ficasse em situação crítica. Mas infelizmente não é o que eu vejo: já tivemos dois DBAs muito arrogantes na nossa empresa, pessoas bem difíceis de lidar.”
Marcio, concordo contigo! Infelizmente existem sim alguns DBAs que são um pé-no-saco!
Até criamos a expressão “DeusBA” para esses caras, que pensam que sabem de tudo e sempre estão certos.
Um dos motivos que nós (eu, Vitor, capin) criamos esse site foi exatamente para COMPARTILHAR conhecimento.
Eu mesmo publiquei uma série de artigos bons pra desenvolvedores (seja programador, analista, arquiteto, enfim, acredito ser útil pra todos).sobre tuning de SQL e também Tuning durante o Projeto,
http://certificacaobd.com.br/2011/05/12/tuning-durante-o-projeto-boas-praticas-parte-1/
http://certificacaobd.com.br/2011/06/24/tuning-de-sql-parte-1/
Esses acima são os links pro primeiro capítulo de cada série. O restante pode ser encontrado no menu DBArea – Oracle.
Sei que a sua “cutucada” nesse seu último comentário foi diretamente pra mim, mas não me importo… apenas respondi o teu comentário no mesmo tom, e por isso não me arrependo. Se vc ler com calma o que vc mesmo escreveu pra iniciar o “debate”, e tiver um pouco de bom senso, vai perceber que o tom usado foi o mesmo – e nem por isso te chamei de “Fuhrer”. Mas fique a vontade e visite o site sempre que quiser, nossas portas estão abertas.
Separa! Separa! Não vale dedo no olho… hahahahaha #sacanagem
Cara… agora eu quero criar a tirinha do DeusBA, que mesmo quando tá errado, acha que tá certo… minha cabeça fervilha de piadas!! huahuahauhauhauhauhahua
att
Vitor Jr
haha o Vitor ainda bota corda nos homi..
Vitor… excelente video.
Já postei no meu facebook.
Só não irei, neste momento, postar para relembrar, porque passamos por algo muito igual na semana passada… o desenvolvedor/cliente, faz parte do meu circulo de amizade do FB e vai achar que é perseguição.
Mas como disse, excelente o video, principalmente pelo o humor citado no mesmo.
Abraço,
Anderson
hahahahahha
Sei bem como é Anderson!
Abraços.
att
Vitor Jr
Opa, sem crise tudo apaziguado rapaziada… Realmente profissional arrogante tem em praticamente qualquer área mesmo. Quanto ao Vida de Programador eu conheço e está favoritado faz tempo já. Os caras mandam bem, assim como o famoso vida de suporte com terrível “operador bastardo do inferno”. Cada profissão tem disso, são os famosos “ossos do ofício” mesmo.
Milton valeu pelos Links, vou dar uma apreciada e qualquer coisa comento.
Aquele abraço, sucesso e fiquem com Deus.
Cordialmente,
Marcio