Configurar, monitorar o Flashback Database e executar operações de Flashback Database
- O Flashback Database usa o comando
FLASHBACK DATABASE
para retornar um banco de dados a um tempo no passado ou a um SCN, propiciando uma alternativa rápida para a execução da recuperação incompleta do banco de dados. - Quando você ativar o recurso Flashback Database, as imagens anteriores dos blocos modificados serão salvas na área de recuperação flash como logs de Flashback Database.
- Os logs na área de recuperação flash são reutilizados de forma circular.
- Configurar corretamente o tamanho da área de recuperação flash garante espaço suficiente disponível para os logs do Flashback Database e para todas as demais informações contidas nessa área.
- Defina o parâmetro de inicialização
DB_FLASHBACK_RETENTION_TARGET
com o limite máximo (em minutos) para a sua janela de recuperação utilizável; isso é uma meta, não uma garantia. - Você pode utilizar o comando
FLASHBACK DATABASE
no RMAN ou no prompt SQL>. - É possível utilizar a cláusula
TO SCN
ouTO TIMESTAMP
para definir o ponto de flashback do banco de dados inteiro, além de um ponto de restauração garantido. - Você pode usar a pseudocoluna
ORA_ROWSCN
para determinada linha da tabela para ver os SCNs das modificações mais recentes efetuadas na linha de uma tabela. - Se não existirem dados suficientes nos archive logs e na área de flashback, você deverá aplicar os métodos tradicionais de recuperação de banco de dados para recuperar os dados.
- Para desativar o Flashback Database, execute o comando
ALTER DATABASE FLASHBACK OFF
quando o banco estiver montado e não aberto. - Por padrão, todos os tablespaces participarão em uma operação de Flashback Database, a menos que você modifique o atributo
FLASHBACK
paraOFF
no momento da criação do tablespace, ou posteriormente, usando o comandoALTER TABLESPACE
. - Um ponto de restauração garantido é parecido com um ponto de restauração comum, uma vez que pode ser utilizado como um alias para um SCN durante uma operação de recuperação.
- Um ponto de restauração garantido é diferente, no sentido de que ele não é obsoletado do controlfile e deve ser explicitamente eliminado.
- Criar um ponto de restauração garantido com um registro em log de flashback ativado assegura a retenção de logs de flashback na área de recuperação flash, para permitir a reversão do banco de dados até um ponto posterior à criação do ponto de restauração garantido.
- Você pode determinar até onde é possível fazer o flashback do banco de dados consultando a view
V$FLASHBACK_DATABASE_LOG
. - É possível utilizar a view
V$FLASHBACK_DATABASE_STAT
para monitorar a taxa horária de geração de dados de flashback.
Leia também:
Capítulo 9: Configurando e Usando Flashback (parte 1)
Capítulo 9: Configurando e Usando Flashback (parte 2)
Referência Bibliográfica
Este post, assim como todos os posts sobre Certificação OCP deste blog, são trechos do livro “OCP Oracle Database 11g – Administração II (Guia do Exame 1Z0-053)”, da editora Bookman – www.bookman.com.br
Recomendo este livro a todos que pretendem estudar para o exame. Meus posts são apenas algumas dicas para quem já está estudando por outros materiais, e por isso exige uma base de conhecimento anterior em cada um dos capitulos. Para uma referência completa de estudos é recomendado a compra do livro correspondente, bem como a documentação oficial da Oracle.