1. Aprenda sobre a compatibilidade do DB2 com o Oracle
Obtenha uma visão geral dos recursos de compatibilidade do DB2 que possibilitam a passagem de aplicativos baseados em Oracle para o DB2 praticamente sem alterações.
2. Instale o DB2 para a migração
Se você ainda não tem o DB2, pode fazer o download e instalar facilmente a nossa versão de avaliação de 90 dias do DB2 para Linux, UNIX e Windows.
3. Configure a compatibilidade do DB2 com SQL
Antes de criar o seu banco de dados DB2, é necessário ativar o modo de compatibilidade Oracle para a sua instância do DB2.
4. Crie e configure o banco de dados DB2 de destino
Explore o ambiente do DB2, aprenda a criar um banco de dados e familiarize-se com as configurações e ferramentas de configuração do DB2.
5. Use a ferramenta de avaliação para preparar a migração
Execute a IBM Migration Enablement Evaluation Tool (MEET) para obter uma rápida avaliação de compatibilidade do seu banco de dados Oracle atual com o DB2. A ferramenta analisa todos os objetos do banco de dados Oracle, atribui uma pontuação a eles e, em seguida, produz um relatório sobre as coisas que funcionarão do jeito que estão e as coisas que requerem ajustes.
6. Instale e abra a ferramenta de migração de dados
Obtenha a IBM Data Movement Tool gratuitamente e instale-a no servidor de banco de dados de destino. Essa ferramenta ajuda a habilitar facilmente os aplicativos de Oracle a executar no DB2 tal como estão, com pouca ou nenhuma alteração.
7. Extraia e implemente o DDL, os dados da tabela e os objetos de PL/SQL para a migração
Use a IBM Data Movement Tool para extrair a DDL compatível, os dados da tabela e os objetos de PL/SQL do Oracle e implementá-los no DB2.
8. Revise e resolva a migração da DDL, dos dados da tabela e dos objetos PL/SQL
Certifique-se de que tudo o que você migrou esteja funcionando e veja dicas e sugestões sobre a resolução de possíveis problemas.
9. Verifique a migração
Conecte-se ao banco de dados para se certificar de que os objetos de banco de dados e o código de PL/SQL foram ativados com êxito.
Leia: Guia de conversão do Oracle para o DB2: Seção 4.6, “Verificação de ativação” (US)OBS: todas as informações deste post estão disponiveis e foram retiradas do site da IBM – developerworks (https://www.ibm.com/developerworks/br/).Developerworks – Link artigo no Developerworks
download da ferramenta IBM MEET não está disponível