Usar um banco de dados duplicado
- Um banco de dados duplicado pode ser utilizado para testar os procedimentos de backup e recovery, sem afetar a disponibilidade do banco de dados de origem.
- Você pode usar um banco de dados duplicado para testar um upgrade do banco de dados ou o desempenho de upgrades dos aplicativos.
- Você pode exportar uma ou mais tabelas de um banco de dados duplicado e importar novamente no banco de dados de produção como um método de recovery secundário.
Identificar as situações que exigem TSPITR
- O TSPITR é útil quando uma ou mais tabelas danificadas ou ausentes são isoladas em um único tablespace e têm dependências mínimas ou nenhuma dependência com objetos existentes em outros tablespaces.
- Você pode utilizar o TSPITR quando as mudanças por DDL impedirem o uso de Flashback Table para recuperar os objetos.
- Não é possível utilizar a TSPITR para recuperar um tablespace eliminado ou recuperar um tablespace renomeado até um ponto no tempo anterior à sua renomeação.
Fazer uma TSPITR automatizada
- O Target Time é o ponto no tempo até o qual o tablespace será recuperado.
- O Recovery Set é um grupo de datafiles contendo os tablespaces a serem recuperados.
- O conjunto auxiliar é um conjunto de outros datafiles necessários para recuperar aqueles contidos no Recovery Set, como o tablespace SYSTEM.
- O destino auxiliar é uma área de trabalho temporária usada pelo RMAN para armazenar conjuntos auxiliares de arquivos, arquivos de log e uma cópia do controlfile.
- O RMAN elimina a instância auxiliar e exclui todos os arquivos auxiliares por ocasião do término da TSPITR.
- Use a view do dicionário de dados TS_PITR_CHECK para descobrir as dependências existentes entre os objetos contidos no tablespace a ser recuperado e os objetos em outros tablespaces.
- Use a view do dicionário de dados TS_PITR_OBJECTS_TO_BE_DROPPED para conhecer os objetos que você perderá após a TSPITR.
- Execute uma TSPITR no RMAN usando o comando
RECOVER TABLESPACE
com as cláusulasUNTIL TIME
eAUXILIARY DESTINATION
. - Após o término da TSPITR, você deve fazer o backup do tablespace recuperado e restaurá-lo online.
Referência Bibliográfica
Este post, assim como todos os posts sobre Certificação OCP deste blog, são trechos do livro “OCP Oracle Database 11g – Administração II (Guia do Exame 1Z0-053)”, da editora Bookman – www.bookman.com.br
Recomendo este livro a todos que pretendem estudar para o exame. Meus posts são apenas algumas dicas para quem já está estudando por outros materiais, e por isso exige uma base de conhecimento anterior em cada um dos capitulos. Para uma referência completa de estudos é recomendado a compra do livro correspondente, bem como a documentação oficial da Oracle.