Nota Introdutória

A Microsoft disponibilizou no início de junho de 2012 a nova família de certificações voltadas para a versão 2012 do SQL Server, lançado oficialmente em 07 de março deste ano. As certificações do SQL Server 2008 estão agendadas para serem retiradas em 31/07/2013.

Certificações SQL Server 2012

Confira abaixo as certificações SQL Server direcionadas a DBA’s.

MCSA SQL Server 2012: Microsoft Certified Solutions Associate

MCSA é a certificação de nível básico na carreira DBA SQL. Um profissional com certificação MCSA seria equivalente a um profissional de nível Júnior. Apesar de básica, a certificação tem seu valor, pois é a porta de entrada para o profissional tornar-se um MCP – Microsoft Certified Professional, ingressando-se automaticamente na comunidade de profissionais certificados, além de acesso ao portal dos MCPs (mcp.microsoft.com). Esta certificação é obrigatória para quem deseja se tornar um MCSE Data Platform.
 
 

MCSE Data Platform : Microsoft Certified Solutions Expert

MCSE Data Platform é a certificação que reconhece um nível avançado de gerenciamento de banco de dados SQL Server. Um profissional com certificação MCSE Data Platform seria equivalente a um profissional de nível Pleno, com conhecimento e experiência para administrar bancos de dados SQL Server. Esta é a certificação máxima de um DBA SQL Server 2012.
 
 

Como agendar e fazer as provas?

A empresa responsável pela aplicação das provas é a Prometric. A partir do site da empresa, é possível escolher um centro autorizado mais próximo de você e agendar a prova.

O vídeo abaixo demonstra como agendar uma prova no site:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_VH9dIG-D-8]

Existe também a certificação MCSE Business Intelligence, voltada para a carreira de BI. Aqui no blog iremos focar apenas as certificações para DBA. Em breve, todos os itens acima terão links para os guias de cada uma das certificações, incluindo detalhes referentes às provas necessárias, cursos, dicas e recomendações.

Aproveitem e bons estudos!