[box]Certificações Oracle 12c[/box]

Confira abaixo as Certificações Oracle direcionadas a DBA’s.

 

[learn_more caption=”OCA”]

 

Oracle Database 12c Administrator Certified Associate

OCA é a certificação de nível básico na carreira do DBA Oracle. Um profissional com certificação OCA seria equivalente a um profissional de nível Júnior. Apesar de básica, a certificação OCA tem sua importância, pois é a porta de entrada para o profissional se associar à comunidade certificada no site da Oracle University. Esta certificação é obrigatória para quem deseja se tornar OCP [e OCM].

Para mais informações sobre a certificação OCA, incluindo as provas necessárias, valores das provas, conteúdo, etc., visite:

[button link=”http://certificacaobd.com.br/guia-oracle-12c-oca/” color=”red” newwindow=”yes”] Guia Oracle 12c OCA[/button]
[/learn_more]

[learn_more caption=”OCP”]

Oracle Database 12c Administrator Certified Professional

OCP é a certificação que reconhece um nível avançado de gerenciamento do banco de dados Oracle. Um profissional com certificação OCP seria equivalente a um profissional de nível Pleno, ou seja, um DBA com conhecimento para administrar bancos de dados Oracle. Esta é a certificação mais requisitada pelo mercado, e geralmente exigida em licitações de órgãos públicos – o que gera uma demanda destes profissionais por parte de empresas que participam de licitações públicas, por exemplo. Pesquisas salariais em diversos países comprovam que o salário médio de um profissional com certificação OCP é maior que o salário médio de profissionais sem certificação. Esta certificação é obrigatória para quem deseja se tornar um OCM.

Para mais informações sobre a certificação OCP, incluindo as provas necessárias, valores das provas, conteúdo, etc., visite:

[button link=”http://certificacaobd.com.br/guia-oracle-12c-ocp/” color=”red” newwindow=”yes”] Guia Oracle 12c OCP[/button]
[/learn_more]

[learn_more caption=”OCM”]

Oracle Database 12c Administrator Certified Master

OCM é a certificação máxima de um DBA Oracle. Esta certificação atesta que o profissional é de nível altamente qualificado.

Esta certificação ainda não está disponível para a versão 12c.

A prova é prática e só pode ser realizada em alguns poucos locais do mundo. Consiste em realizar tarefas de alta complexidade em um ambiente real, dentro de um tempo pré-determinado. Este exame tem 2 dias de duração. Aqui no Brasil temos pouquíssimos profissionais com a certificação OCM, e um deles é Guilherme Brito, que foi entrevistado pelo Certificação BD e você pode conferir esta entrevista clicando aqui.

Para mais informações desta certificação na versão 11g, visite:

[button link=”http://certificacaobd.com.br/guia-oracle-ocm/” color=”red” newwindow=”yes”] Guia Oracle 11g OCM[/button] .
[/learn_more]
_____________________________________________________________________________________________________________________________________

As certificações acima são sequenciais. A OCA é requisito obrigatório para a OCP, e a OCP é requisito obrigatório para OCM.

Além das certificações acima, existem também as certificações OCS (Oracle Certified Specialist), voltadas para especialistas em certas competências, conforme vemos abaixo.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

[learn_more caption=”OCS”]

oracle_ocs

[button link=”#” color=”red” newwindow=”yes”] Em breve! [/button] .

[/learn_more]

_____________________________________________________________________________________________________________________

Existem também certificações para Implementadores e Desenvolvedores de Aplicação. Aqui no blog iremos nos focar apenas em Certificações voltadas para Banco de Dados. Em breve todos os itens acima terão links para os guias de cada uma das certificações, incluindo as provas necessárias para cada certificação, os valores de cada prova, os cursos necessários e/ou recomendados, etc..

_____________________________________________________________________________________________________________________

Como agendar e fazer as provas?

A empresa responsável pela aplicação das provas é a Pearson Vue.

[button link=”http://www.pearsonvue.com/oracle” newwindow=”yes”] Ir ao site Pearson Vue – Oracle[/button]

 
 
 

O vídeo abaixo ensina como fazer um novo cadastro no site:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=OXwUfteaAjQ]
 

[box type=”info”] Para encontrar um Centro Autorizado da Pearson Vue para realizar as provas, basta clicar em Locate a Test Center, digitar seu endereço, e o site encontrará os locais mais próximos.[/box]
 [button link=”http://www.pearsonvue.com/oracle/locate/” newwindow=”yes”] Localizar um Centro Autorizado Pearson Vue[/button]

 
 

O primeiro passo para quem pretende realizar as provas é fazer o cadastro tanto no site da Oracle quando no site da Pearson Vue – e ter essas duas contas conectadas.

Para fazer o cadastro no site da Oracle (caso ainda não tenha), clique aqui e depois clique no link “Inscreva-se”.

Para fazer o cadastro no site da Pearson Vue, clique aqui.

_____________________________________________________________________________________________________________________

CertView

CertView é o portal da Oracle para nós, usuários certificados ou que tenham interesse em se certificar. O vídeo abaixo é uma introdução bem interessante para quem ainda não conhece o site.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tqjL0ZafPJQ]

 
 

[button link=”http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=39″ type=”big” color=”red” newwindow=”yes”] Oracle Certification – Oficial[/button]

 
 

F.A.Q. – Perguntas Frequentes

1) Posso fazer as provas de certificação Oracle em português?

Não! Não há a opção de língua portuguesa nas provas da Oracle. Recomendamos fazer a prova em inglês.

2) Onde posso fazer as provas para certificação Oracle?

Nos Centros Autorizados PearsonVue. Para encontrar o centro mais próximo ao seu endereço, leia acima o trecho “Como agendar e fazer as provas?” e clique no botão “Localizar um Centro Autorizado Pearson Vue”.

3) Quanto custa cada prova de certificação Oracle? Como é feito o pagamento?

Os valores variam conforme a prova, e por isso colocamos os valores nas páginas específicas das provas. Os valores podem ser reajustados, e por isso sempre confiram no site oficial da própria Oracle. Não nos responsabilizamos pelos valores que colocamos aqui no site! O pagamento é feita com cartão de crédito internacional.

4) Preciso fazer curso oficial para tirar certificação Oracle?

Depende da certificação. Para OCA não é necessário curso oficial, mas para OCP e OCM sim. Para mais detalhes, entre no Guia específico da certificação que você deseja tirar, e lá nos detalhamos os requisitos de cada certificação com mais detalhes.

 

Aproveitem, e bons estudos!
[ad 4]