oracle

 

A Oracle University – divisão da Oracle responsável por treinamentos oficiais – disponibiliza treinamentos oficiais sob demanda, via internet, através do Oracle Tranning On Demand.

Como funciona?

O aluno pode fazer o treinamento em qualquer lugar, a qualquer hora, assistindo a vídeos gravados por instrutores da própria Oracle. As vantagens deste tipo de treinamento são bem interessantes: muitas vezes os treinamentos em sala de aula não estão disponíveis com facilidade. Principalmente pra quem mora em cidades do interior, onde é muito difícil conseguir treinamentos oficiais. Vou listar abaixo algumas das vantagens deste tipo de treinamento:

  • Qualquer lugar: basta ter acesso a internet e você pode fazer o treinamento usando seu desktop, notebook ou até um tablet.
  • Qualquer hora: treinamentos em sala de aula são difíceis de encontrar, e quando encontramos precisamos nos adaptar às datas e horários que o centro de treinamento oferece. No On Demand você faz as aulas em qualquer dia e qualquer horário.
  • Ritmo das aulas: achou um pouco complicado a última explicação? Pode ficar a vontade para repetir quantas vezes quiser, basta voltar uns minutos do vídeo e assistir novamente. Pode também fazer PAUSE a qualquer momento, para por exemplo pesquisar no Google sobre o assunto falado, e por que não, chamar no Skype algum amigo que já conheça do assunto para esclarecer alguma dúvida da aula!
  • Pesquisa: é possível pesquisar por termos para encontrar sobre um determinado assunto. Esqueceu o que é “archivelog“? Basta digitar essa palavra no Search e ir diretamente pro capítulo referente a esse assunto.

Como nem tudo são flores, também há desvantagens. Não há treinamentos online em língua portuguesa – portanto, para fazer os treinamentos On Demand o inglês é um pré-requisito. Além disso, os cursos presenciais sempre terão a vantagem da interação entre aluno e instrutor, além do contato com outros alunos. Portanto, se você prefere tirar dúvidas diretamente com um instrutor, é muito melhor o curso presencial.

A Oracle disponibilizou alguns trechos de treinamentos On Demand para degustação. Portanto, se você pretende fazer algum treinamento On Demand, pode experimentar esses trechos que estão liberados no site da Oracle, e caso goste da maneira como acontece o treinamento pode comprá-lo para fazer o treinamento completo.

Segue abaixo os links para esses treinamentos com trechos para degustação:

 

 

Milton Bastos é DBA Oracle e Desenvolvedor PL/SQL, dividido entre Apucarana/PR e Curitiba/PR. Certificações: OCA (Oracle 11g DBA Certified Associate), Oracle Database 11g Data Warehousing Certified Implementation Specialist, Oracle Database 11g Sales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance PreSales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance Sales Specialist Assessment