clip_image002

Pessoal, é extremamente comum a preocupação com o horário de verão em muitos lugares.

Para isso vamos esclarecer como isso funciona para o SQL Server.

De acordo com o DECRETO Nº 6.558, DE 8 DE SETEMBRO DE 2008 deu-se início ao nosso novo formato de horário de verão, bem como área de abrangência e duração do mesmo.

Mesmo assim este ano temos uma diferença dos anos anteriores quanto a área de atuação, o estado da Bahia não adotará o horário de verão e Tocantins passará a adotar este ano.

Horário-de-verão-2012-2013-2

A partir destas definições é possível a criação atualizações baseadas nesta regra para que o Windows seja atualizado automaticamente e neste dia 21 de Outubro às 00:00 o relógio deve ser adiantado em 1h.

É importante que as configurações de fuso horário para o relógio do sistema e programas de calendário estejam atualizadas. Sempre lembrando que o Windows Update disponibiliza atualizações referentes à atualização das regras de horário de verão e em Agosto já foram lançadas atualizações referentes ao nosso horário de verão.

Em sua empresa é importante estar atento que o SQL Server sofre total influência pelo horário do seu Windows Server, para isso o mesmo deve estar atualizado, seja através de atualização manual ou o próprio WSUS de sua empresa que centraliza as atualizações.

Por tanto não há necessidade de qualquer alteração em seu SQL Server, ele vai sempre utilizar o horário do sistema operacional, a preocupação é de garantir que este esteja atualizado.

 

Tudo certo com meu ambiente, mas e meus agendamentos?

Nesta mudança de horário os agendamentos entre 00:00 e 01:00 serão executados uma única vez automaticamente. Caso você possua um agendamento que executa de 15 em 15 minutos ao mudar o horário de 00:00 para 01:00 ele será executado apenas uma vez e não 4 como seria o normal, isso para garantir que os agendamentos não deixem de rodar nesta virada.

Podemos notar que em garantindo atualização do meu servidor, a vida do DBA SQL Server é facilitada, não tendo nenhuma dor de cabeça.

Espero que as informações ajudem. Obrigado, valeu!