Oracle Certified Professional pode ser considerado o nível intermediário para certificações da Oracle tanto do Oracle Database quanto do MySQL.

No caso do MySQL o título de OCP identifica que você é um profissional que domina os assuntos relacionados ao processo servidor. Você é capaz de configurar um servidor do zero e administrar o ambiente. Selecionar o mecanismo de armazenamento (engine) adequado para cada tarefa, assim como analisar pontos problemáticos em uma consulta. O básico esperado de um DBA MySQL é a criação, o gerenciamento e a otimização do ambiente MySQL em uma organização.

Passos: 2

Para conquistar a certificação OCP MySQL é necessário a realização de duas provas.

Prova 1:

1Z0-873 – MySQL 5 Database Administrator Certified Professional Exam, Part I

Tópicos: Architecture (10%), Starting, Stopping, and Configuring MySQL (20%), Client Programs for DBA Work (5%), Character Set Support (5%), Locking (10%), Storage Engines (20%), Data (Table) Maintenance (10%), The INFORMATION_SCHEMA Database (5%), Data Backup and Recovery Methods (15%).

Prova 2:

1Z0-874 – MySQL 5 Database Administrator Certified Professional Exam, Part II

Tópicos: Stored Routines (5%), User Management (20%), Securing the Server (10%), Upgrade-Related Security Issues (5%), Optimizing Queries (15%), Optimizing Schemas (15%), Optimizing the Server (10%), Interpreting Error Messages (5%), Optimizing the Environment (5%), Scaling MySQL (10%).

Após passar com um resultado de 66% em ambas as provas você é ‘condecorado’ com o título de Oracle Certified Professional, MySQL 5 Database Administrator.

Atende as versões do MySQL 5.0, 5.1 e 5.5.