O Support Workbench é uma interface entre você, o banco de dados e o MetaLink. Usando o Support Workbench, você pode identificar problemas, reunir todas as informações relevantes em um pacote e criar uma SR com o Oracle Support Services. Algumas vezes, os problemas exigirão a instalação de patches. Eles são instalados com o utilitário Opatch, a partir da linha de comando ou por meio da interface Database Control.

Usar o Enterprise Manager Support Workbench

  • O Database Control pode conectar-se ao MetaLink e identificar listas de patches recomendados.
  • O Support Workbench pode classificar erros em problemas nomeados, cada um composto de um ou mais incidentes.
  • As informações de diagnóstico são armazenadas em arquivos no ADR, localizado no ORACLE_BASE por padrão.
  • Todas as informações de diagnóstico no ADR relevantes para um problema podem ser empacotadas para transmitir para o Oracle Support Services.

Gerenciar patches

  • Os patches intermediários corrigem um problema.
  • As CPUs são patches empacotados, frequentemente incluindo correções de segurança.
  • Os conjuntos de patches (patch set’s) atualizam a versão do produto.
  • O utilitário Opatch instala os patches e atualiza o inventário.

Referência Bibliográfica

Este post, assim como todos os posts sobre Certificação OCA deste blog, são trechos do livro “OCA Oracle Database 11g – Administração I (Guia do Exame 1Z0-052)”, da editora Bookman – www.bookman.com.br
Recomendo este livro a todos que pretendem estudar para o exame. Meus posts são apenas algumas dicas para quem já está estudando por outros materiais, e por isso exige uma base de conhecimento anterior em cada um dos capitulos. Para uma referência completa de estudos é recomendado a compra do livro correspondente, bem como a documentação oficial da Oracle.

Milton Bastos é DBA Oracle e Desenvolvedor PL/SQL, dividido entre Apucarana/PR e Curitiba/PR. Certificações: OCA (Oracle 11g DBA Certified Associate), Oracle Database 11g Data Warehousing Certified Implementation Specialist, Oracle Database 11g Sales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance PreSales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance Sales Specialist Assessment