Introdução a Banco de Dados

Segundo Silberschatz (2006), um banco de dados é um conjunto de dados inter-relacionados, ou seja, são coleções de informações que relacionadas, criam sentido que geralmente são armazenadas dentro de um mesmo contexto, por determinado tempo que pode ou não ser usado.

Podemos dizer que esses bancos de dados possuem informações que representam o nosso dia a dia, também de uma empresa, uma loja, uma locadora de vídeo, enfim de qualquer ambiente que possa ter suas informações coletadas e representadas de uma forma organizada.

Os bancos de dados devem permitir atualizações, inclusões e exclusões de dados, sem nunca perder a consistência. Sempre que falamos de banco de dados, falamos também de muitos usuários, acessos simultâneos e tipos de usuários diferentes.

Heuser (2001) define dado como sendo um fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação. Um banco de dados possui as seguintes propriedades:
• é uma coleção lógica coerente de dados com um significado inerente; uma disposição desordenada dos dados não pode ser referenciada como um banco de dados;
• é projetado, construído e populado com dados para um propósito específico; um banco de dados possui um conjunto pré-definido de usuários e aplicações;
• representa algum aspecto do mundo real, o qual é chamado de mini-mundo; qualquer alteração efetuada no minimundo é automaticamente refletida no banco de dados.

Os bancos de dados podem ser criados e mantidos por um conjunto de aplicações desenvolvidas especialmente com este fim, são denominados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).

Um SGBD é projetado para atender um ou mais banco de dados, com pouco ou um grande volume de dados, estamos falando em torno de TERABYTES de dados. Com o armazenamento dessas informações o SGBD deve garantir a segurança dos dados contra eventuais problemas ou falhas, devido o grande número de acesso que pode ocorrer e a concorrência deve evitar ocorrência de resultados errôneos.

Metadados

O SGBD mantém não mantém somente os banco de dados e os dados, mas também a forma como esses são armazenados, uma vez que contém uma descrição completa do banco de dados.

Os metadados são dados que descrevem outros dados.

Segundo Heuser (2001), o conjunto de informações armazenadas no catálogo de dados é denominado Metadados. Se tentarmos analisar a diferença entre dados e metadados, não vamos conseguir fazer, por que em alguns momentos os metadados se tornam dados, exemplo, o título de um texto é parte deste texto e como as vezes é um dado referente ao texto.

Os dicionários de dados também são exemplos de metadados.

Att,
capin