Olá amigos!

Tutorial bem básico, pros colegas que estão iniciando e que nunca criaram uma máquina virtual.

Para fazer download do VirtualBox, clique aqui. Baixe e instale também o pacote de expansão do VirtualBox antes de criar as VM’s. Infelizmente o site VirtualBox está fora do ar neste momento, por isso atualizarei este post amanhã para colar o link da página de download do Extension Pack. As instalações não tem segredos, por isso não incluí neste tutorial – são simples telas com “Next, Next, Finish“.

Vocês verão em alguns screenshots abaixo – inclusive logo no primeiro – que eu já tinha uma VM criada. Obviamente, se você vai criar uma VM pela primeira vez, sua tela principal do VirtualBox aparecerá vazia, portanto desconsiderem o fato de já aparecer uma VM nas minhas telas, e se atentem que meu exemplo é sobre a segunda VM, chamada de OracleLinux.

 
 
Para criar uma nova VM, clique no botão New, conforme a figura ao lado.  
 
 
 


 

 Clique em Próximo.
 
 
 


  Digite um Nome de sua escolha para a sua máquina virtual. Escolha também o Sistema Operacional e a versão que você irá instalar.
 
 
 
 

Defina a quantidade de memória RAM que será disponibilizada para a sua máquina virtual. A parte em verde mostra a quantidade de memória livre disponível na sua máquina hospedeira (host), e é altamente recomendado não colocar mais memória do que o sugerido, ou seja, além da faixa verde.
 
 
 
 


 

Agora crie o disco rígido virtual da sua VM, selecionando conforme a figura ao lado.
 
 
 
 


 
 
Não vou entrar em detalhes sobre os tipos de arquivos de disco virtual que podem ser criados, pois é um tutorial para iniciantes. Escolham a primeira opção.  
 
 

 
 Nesta tela você pode definir se deseja que o arquivo do disco virtual seja criado já com seu tamanho total, ou se é criado com um tamanho mínimo e vai crescendo conforme a necessidade – considerando o arquivo do host, e não o espaço disponível dentro da VM!

 
 
 

 
 
Defina o diretório onde ficará o seu arquivo do disco virtual e também o tamanho do disco. Importante verificar o espaço disponível na unidade em que você deseja manter o arquivo.

 
 

 
 
Nesta tela, clique em Criar.
 
 
 

 
 
 

Novamente, clique em Criar.
 
 
 


 
Sua VM está criada, e ela já aparece na tela principal do VirtualBox. Agora vamos ajustar algumas configurações antes de iniciá-la. Clique sobre a VM que acabou de criar, depois clique em Settings.

 
 
 


 
Clique em Sistema e ajuste a ordem de boot conforme sua necessidade. No meu caso, ficou como na tela ao lado.

 
 
 


 
Na aba Processador é possível disponibilizar mais de 1 processador para a VM.
 

 
 


 
Na aba Aceleração é importante deixar habilitadas as opções ao lado.
 
 
 
 


 
Na seção Monitor, defina a quantidade de memória de vídeo de sua VM.
 
 
 
 


 

Rede: escolha o modo Bridge, para facilitar o compartilhamento de internet da sua rede para sua VM;

 
 
 


 Na seção Armazenamento mostra o seu disco virtual na Controladora SATA, e também um drive de CD/DVD na controladora IDE – “Vazio”. Precisamos inserir o DVD de instalação do sistema operacional.  
 
 


 

Clique em “Vazio”, depois clique no ícone ao lado da opção “Drive de CD/DVD” no lado direito da tela, e finalmente clique em “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual…”

 
 
 


  Ao abrir a janela de diálogo, procure e selecione a imagem do DVD de instalação do sistema operacional. No meu exemplo, peguei a ISO do DVD de instalação do Oracle Enterprise Linux 6.2.  
 
 


 
Agora sim, no drive de CD/DVD aparece o arquivo de instalação do Oracle Linux. Clique em OK.
 
 
 
 


 
 
Máquina virtual criada e configurada! Agora clique em Start para ligar sua máquina virtual.

 
 

 


  Apertando rapidamente a tecla F12 logo após ligar a máquina, irá entrar nesta tela para selecionar o dispositivo de boot. Pressione a tecla “C” para selecionar “CD-ROM”.

 
 
 


 
 Pronto! Esta tela significa que você deu boot pelo CD/DVD de instalação, e está apto a instalar o Oracle Linux 6. Poderia também ser qualquer outro sistema operacional, basta ter a instalação do mesmo.  
 
 

É isso aí! A VM está criada. Se você deseja continuar com esta instalação do Oracle Linux 6, visite também o tutorial de instalação do mesmo, pelo link abaixo:

Instalação: OEL Oracle Enterprise Linux 6.2 sob VirtualBox

Em breve publicarei também um tutorial explicando como adicionar um novo disco virtual a uma VM já existente, e também como configurar o dispositivo de Rede da VM para acessar Internet.

Abraço!

Milton Bastos é DBA Oracle e Desenvolvedor PL/SQL, dividido entre Apucarana/PR e Curitiba/PR. Certificações: OCA (Oracle 11g DBA Certified Associate), Oracle Database 11g Data Warehousing Certified Implementation Specialist, Oracle Database 11g Sales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance PreSales Specialist Assessment, Oracle Database Appliance Sales Specialist Assessment