Em um banco de dados 11g, o gerenciamento de memória pode ser completamente automático. O DBA configura um total de memória e o Oracle constrói suas estruturas de memória dentro desse total, redimensionando-as conforme o necessário para um desempenho ideal. Existem supervisores que fazem recomendações relativas a tamanhos das estruturas de memória.

Os objetos procedurais podem se tornar inválidos. isso normalmente ocorre devido ao DDL aplicado a tabelas das quais eles dependem. Os objetos inválidos serão recompilados automaticamente quando forem usados novamente, mas essa recompilação só pode ser bem-sucedida se o problema subjacente tiver sido corrigido. Os índices podem se tornar inutilizáveis. Isso geralmente acontece quando suas tabelas são realocadas. Os índices inutilizáveis devem ser reconstruídos, o que não acontece automaticamente. As reconstruções de índices exigem lock na tabela e geram redo – mas isto pode ser alterado.

Gerenciamento Automático de Memória

  • O Automatic Shared Memory Management (gerenciamento automático de memória compartilhada) pode ser ativado com o parâmetro SGA_TARGET;
  • O Automatic PGA Management pode ser ativado com o parâmetro PGA_AGGREGATE_TARGET;
  • O Automatic Memory Management pode ser ativado com o parâmetro MEMORY_TARGET;

Supervisores de memória

  • Existem supervisores para o uso da PGA, SGA e da memória total;
  • Os supervisores podem ser acessados consultando views de desempenho dinâmico ou por meio do Enterprise Manager;

Objetos inválidos e inutilizáveis

  • Os objetos procedurais se tornarão inválidos se os objetos dos quais eles dependem forem alterados;
  • Os índices se tornarão inutilizáveis se suas tabelas forem movidas;
  • O Oracle tentará recompilar o objeto procedural inválido automaticamente;
  • Os índicesinutilizáveis devem ser reconstruídos manualmente;
  • O Oracle não tentará usa rum índice inutilizável, portanto não haverá erros.

Referência Bibliográfica

Este post, assim como todos os posts sobre Certificação OCA deste blog, são trechos do livro “OCA Oracle Database 11g – Administração I (Guia do Exame 1Z0-052)”, da editora Bookman – www.bookman.com.br
Recomendo este livro a todos que pretendem estudar para o exame. Meus posts são apenas algumas dicas para quem já está estudando por outros materiais, e por isso exige uma base de conhecimento anterior em cada um dos capitulos. Para uma referência completa de estudos é recomendado a compra do livro correspondente, bem como a documentação oficial da Oracle.