Em março de 2012, a Oracle nomeou mais alguns profissionais para o seleto rol de Oracle ACE’s. Dentre eles, uma pessoa em especial chamou a nossa atenção: a equatoriana Paola Pullas.

Paola é simplesmente a primeira mulher latino-americana e também a primeira profissional do seus pais (considerando também os profissionais do sexo masculino) a conquistar este título. Sua nomeação acabou de sair do forno (dia 28/03/2012) e a equipe do Certificação BD teve a honra de entrevistá-la.

Para ler a entrevista original, em espanhol, clique AQUI.

Sobre: 

Paola Pullas é proprietária da Empresa Refundation Consulting Group e também presidenta da Ecuador Oracle Users Group. Primeira (e por enquanto única) mulher latino-americana com título de Oracle ACE.

Paola, seja bem-vinda ao Certificação BD!

Gostaria de agradecer à equipe do Blog Certificação BD em especial Fernando Franquini que convidou para esta entrevista em seu Blog para discutir as minhas experiências como presidenta do Equador Grupo de Usuários Oracle e principalmente a minha experiência como Oracle ACE, da qual tenho muito orgulho porque é o reconhecimento de um trabalho realizado com pessoas envolvidas diariamente com os grupos de usuários na América Latina.

1) Primeiramente, parabéns pelo título, é uma grande honra contar com sua participação aqui no Certificação BD. Gostaríamos de saber como é o mercado de banco de dados para profissionais certificados ou não no Equador? Tendo em vista os fortes investimentos da Oracle na America Latina, você acredita que deve aumentar a exigência por profissionais certificados nos próximos anos ou esta exigência já é uma realidade?

Desde meu ponto de vista, no Equador o tema da certificação Oracle tem crescido com muita força e a exigência de profissionais certificados é uma realidade que aos poucos começa a ser vivida nas organizações.

O número de profissionais certificados em tecnologia Oracle no Equador nos últimos 10 anos tem aumentado de forma exponencial. A cada dia tem um grupo mais amplo de analistas, tanto no ramo de base de dados, como no ramo do desenvolvimento, interessados em obter sua devida certificação, principalmente, em função de que as companhias, tanto públicas como privadas, no Equador, estão solicitando profissionais qualificados e certificados. Por outro lado, muitas Universidades reconhecidas estão promovendo, entre os estudantes de Engenharia de Sistemas ou Informática, a certificação em produtos reconhecidos em nível mundial como quesito para a obtenção do seu diploma universitário e, dentro disso, Oracle chegou com muita força e conseguiu captar o interesse de muitos devido, principalmente, a que em nosso mercado local é cada vez mais ampla a demanda de Engenheiros especializados no Oracle.

A isto deve-se acrescentar que com a última aquisição de Oracle à Sun Microsystems temos atualmente muita gente do mercado local interessada em obter certificação em nível de Java e MySQL.

2) Para quem está iniciando em Oracle na América Latina, em especial Equador, quais são as maiores dificuldades? Em que momento acha coerente que busquem a certificação? A valorização desses profissionais mudam por causa da certificação?

No caso do Equador acho que contamos com todas as facilidades para conseguir uma certificação em nível de OCP ou em nível de base de dados como ferramentas de desenvolvimento. Contamos no mercado com uma boa oferta de cursos certificados e também com capacitação promovida pelo Grupo de Usuários. Acredito que um profissional procura ter uma certificação quando deseja provar-se a si próprio com relação aos conhecimentos que possui em um ou outro produto. Além da recompensa profissional ou econômica muitos temos certificado como uma meta pessoal e essa é a parte mais emotiva deste processo.

As maiores dificuldades que encontra um profissional no meu ramo é a luta contínua com as próprias organizações que ainda não têm uma consciência clara de qual é o valor que devemos dar às certificações técnicas. Nos últimos anos isto vem mudando e a cada dia contamos com um maior número de companhias locais que valorizam contar com pessoal certificado já que a certificação, além de consistir em passar um exame é um esforço econômico e de tempo para as pessoas que desejam empreender este caminho.

Apesar desta mudança de consciência que vem se manifestando acredito que ainda falta-nos percorrer um amplo caminho que deverá começar com uma mudança de paradigma do que conhecemos como o departamento de TI tradicional para orientar-nos a um departamento de TI muito mais focado nas estratégias empresariais.

3) Qual conselho você deixaria para quem nos lê e pensa em certificar-se?

A dica que dou aos leitores é procurar a certificação mais apropriada e adequada com o trabalho que estejam desempenhando dentro do mundo da tecnologia Oracle. Acredito que o verdadeiro sucesso no momento de obter uma certificação é o prazer pelo tema que se estuda e a paixão com a qual se faz, muito além dos benefícios que tem implícita a certificação, associados estes com uma melhoria salarial ou com uma melhor posição como profissional no mercado local.

Adicionalmente, acredito que outra das chaves é a capacitação adequada e a constância; cada processo de certificação envolve um caminho de preparação que deve ser percorrido a plena consciência para obter os resultados desejados.

4) Como se sente sendo a primeira mulher Latino-Americana Oracle ACE? Como foi seu caminho para esta conquista?

Para mim tem sido uma grande honra e uma felicidade ter recebido o título de Oracle ACE, principalmente porque sou a primeira mulher na América Latina que conseguiu este feito.

O caminho não foi simples, desde a criação do grupo de usuários em 2005 tivemos que trabalhar muito duro e bater em muitas portas para conseguir nosso crescimento como organização e obter o reconhecimento de Oracle Corporation. No caminho encontramos muita gente valiosa que nos ajudou, como o pessoal de Customer Care de Oracle e o próprio LAOUC – Latin American Oracle Users Community, do qual somos membros fundadores. Acredito que parte do sucesso que tivemos como grupo de usuários e o meu sucesso como Presidenta tem sido que conseguimos uma sinergia muito boa com o resto dos grupos de usuários em nível da América Latina.

Meu caminho para o Oracle ACE formalmente começa no ano passado no Oracle Open World 2011 no qual me reencontrei com Murali Vallath de Summersky Enterprises. Ele tinha participado como palestrante no OTN LAD – Oracle Technology Network Latino-américa, Tour 2011 no Equador. Em 8 de Outubro desse ano Murali me envia um correio eletrônico propondo-me trabalhar no tema e posteriormente ele é a pessoa que fez minha nomeação em Janeiro de 2012 quando estivemos compartindo no IOUC – International Oracle Users Group Community, Summit 2012 na casa matriz de Oracle em Redwood Shores, CA.

A emoção foi enorme quando em 28 de Março deste ano recebi um correio eletrônico no qual se me notificava que minha nomeação foi aceita e que era oficialmente Oracle ACE, a única do meu país e a primeira mulher na América Latina.

5) Quais seus próximos objetivos como ACE e também frente ao Ecuador Oracle Users Group?

Tenho vários objetivos e várias arestas de trabalho como Oracle ACE, alguns desses objetivos coincidem com o que se tem planejado para o Ecuador Oracle Users Group pelo que acredito que será um trabalho mais forte, porém, mais gratificante, pois a meta final é conseguir que a comunidade de usuários de Oracle na América Latina siga crescendo com profissionais conectados entre si e sobretudo capacitados. Meu trabalho estará focado basicamente em:

    • Fortalecer as páginas web e blogs, tanto pessoais como do Grupo de Usuários, porque acredito seja o melhor lugar para concentrar informação técnica e notícias de tecnologia Oracle. Na América Latina ainda carecemos de blogs especializados em Oracle que tenham toda a informação em nossas línguas locais, seja espanhol ou português. Parece-me que o blog nos dá a oportunidade de incentiva que a gente estude Oracle e, sobretudo, é o melhor mecanismo para atrair mais membros aos grupos de usuários e que estes membros se comprometam conosco na geração de informação e conteúdo técnico. Da mesma forma acredito que o blog é o ponto de partida para gerar conversas entres os usuários.
    • Incrementar a oferta de palestras presenciais e a distância com profissionais certificados da região com os quais estamos sempre em contato, isto, com a finalidade de gerar maior conhecimento especializado em nível local.
    • Fortalecer o evento OTN LAD Tour – Equador com uma oferta muito mais variada de palestrantes e workshops técnicos. Precisamente, este ano no Equador temos estendido nosso evento de um dia a três e ofereceremos oficinas técnicas sobre Base de Dados, SOA, Business Intelligence, Alta Disponibilidade (HA) e Backup and Recovery, Virtualização e uma oficina especial de preparação para CIO’s. Este evento estará acontecendo de 4 a 6 de julho na Universidade das Américas, a qual tem sido host do evento 3 anos consecutivos.

Como podem apreciar temos muito trabalho por fazer não só em nível técnico senão também de organização, mas, acredito que será um bom ano para mim como Oracle ACE e como representante do Grupo de Usuários.

________________________________________________________________________

Certificações da nossa entrevistada:

  • Oracle ACE
  • Oracle Certified Professional 9i;
  • Oracle Certified Professional 10g;
  • Oracle Certified Professional 11g;

Links:
Paola Pullas
ECUUOG – Ecuador Oracle Users Group

Obrigado Paola!


Equipe Certificação BD