Tipos de distribuição MySQL:

MySQL está disponível para vários sistemas operacionais. Os aqui tratados são windows e linux. Você pode instalar o MySQL a partir de uma distribuição pré-compilada pronta para rodar, ou você pode compilar sua própria versão.

MySQL Binário:

Para Windows podem ser escolhidas estes tipos de distribuição binárias:

  • Uma distribuição Essentials contém o pacote mínimo de arquivos para instalação assim como o Configuration Wizard. Este é o pacote indicado para a maioria dos usuários.
  • Uma distribuição completa contém todos os arquivos para instalação assim como o Configuration Wizard.
  • Uma distribuição No-install contém todos os arquivos para instalação, mas não possui o Configuration Wizard.

O instalador incluído com as distribuições Essentials e Complete permitem que você escolha onde quer instalar o MySQL. Por padrão o MySQL 5.0 é instalado em %ProgramFiles%MySQLMySQL Server 5.0. A instalação do tipo No-install é apenas um arquivo compactado, podendo ser descompactado onde você achar melhor.

Para Unix podem ser escolhidas estes tipos de distribuição binárias:

  • Pacotes RPM. Estes arquivos são instalados através do comando rpm. O layout de instalação para cada RPM está num arquivo contido dentro do próprio RPM. Use o comando rpm -qpl <arquivo.rpm> para determinar onde o seu conteúdo será instalado.
  • Arquivos com extensão tar estão disponíveis para várias distribuições unix. Para instalar esse tipo de distribuição, descompacte o arquivo utilizando o comando tar no diretório onde deseja instalar.

Fontes de distribuição MySQL:

Existem várias vantagens em se utilizar uma distribuição binária da MySQL AB. Uma das vantagens é que os binários produzidos pela MySQL são produzidos para se ter uma melhor performance e otimização do que aqueles compilados por você mesmo.

  • MySQL AB tem grande experiência selecionando opções de configuração que produz os mais otimizados binários.
  • Em muitos casos, a MySQL AB utiliza compiladores comerciais, que tem uma qualidade final melhor que a maioria dos compiladores free disponíveis.
  • Em alguns casos, a MySQL AB produz binários compilados com libraries que permitem uma performance superior aquelas disponíveis no sistema operacional nativo. Por exemplo: em sistemas Linux, uma library C especial é utilizada para permitir um número máximo de conexões concorrentes maior do que a library nativa.

Também é possível construir os binários de uma distribuição MySQL da fonte. Deixando as vantagens de fora de uma distribuição pré-compilada estas são algumas razões que você pode escolher para querer compilar sua própria versão:

  • Pode não haver uma distribuição pré-compilada para a sua plataforma.
  • Você precisa habilitar uma feature, que não está ativa na versão pré-compilada, como por exemplo o full debugging support. Ou pode ainda querer desabilitar uma feature que não irá precisar para utilizar menos memória e recursos quando o processo estiver rodando. Por exemplo, você pode compilar com apenas um mecanismo de armazenamento (engine) ou apenas com o character set que irá utilizar.
  • Distribuições binárias só estão disponíveis para versões atuais. Para versões beta é necessário compilar manualmente.

Você pode configurar uma distribuição para ser instalada no diretório que julgar melhor. Por padrão o diretório utilizado é /usr/local/mysql.